segunda-feira, 23 de maio de 2011

Leituras sobre a histórica jornada eleitoral de 22 de Maio em Euskal Herria

Entrevista a Martin Garitano (Info7 Irratia)
O cabeça-de-lista do Bildu por Gipuzkoa avalia os resultados «históricos» alcançados ontem pela coligação na jornada eleitoral de ontem.

«Jornada eleitoral histórica para os bascos», de Bruno CARVALHO (5dias.net)
O 22 de Maio de 2011 ficará como um importante marco na longa história de luta e resistência do povo basco. A coligação Bildu – que o Estado espanhol tentou ilegalizar – conquistou o melhor resultado eleitoral de sempre para a esquerda independentista. Tornou-se na primeira força, no País Basco, em número de eleitos, na segunda força em número de votos e vai governar quase uma centena de câmaras municipais.

«Bildu desborda todas las barreras y apuntala el cambio político en Euskal Herria», de Iñaki IRIONDO (lahaine.org)
Uma coligação sem caras conhecidas como candidatos e que esteve a ponto de ser ilegalizada supera os 313 000 votos e condiciona o futuro do país.

«El voto cálido», de Antonio ALVAREZ-SOLÍS (kaosenlared.net)
Em Euskal Herria é inútil falar de números secos sem centrar a atenção no voto inovador do Bildu, que foi um voto cálido, de sementeira, de dardo atirado em direcção ao futuro.
Editorial: «Éxito rotundo de Bildu para un paso decisivo del pueblo abertzale de izquierdas» (Gara)

Análise dos resultados eleitorais por Iñaki Altuna (Info7 Irratia)
Como acontece às segundas-feiras, Iñaki Altuna faz uma análise da situação política basca, neste caso centrada na jornada eleitoral de ontem.

Gora herri askeak!
Este lipdub, em prol da liberdade dos povos, foi feito em Etxarri Aranatz (Sakana, Nafarroa), município onde o Bildu ganhou com maioria absoluta. Zorionak!