O Tribunal Constitucional espanhol tomou uma decisão favorável à presença do Bildu nas eleições com seis votos a favor e cinco contra.
A favor votaram Eugenio Gay, Elisa Pérez Vera, Pablo Pérez Tremps, Luis Ortega e Adela Asua e o presidente Pascual Sala, todos propostos pelo PSOE.
Contra votaram Francisco Hernando, Ramón Rodríguez Arribas, Francisco Pérez de los Cobos e Javier Delgado, todos eles designados pelo PP. Também se juntou a este bloco Manuel Rodríguez Aragón, de tendência progressista.
O tribunal considera que o Supremo Tribunal violou o direito à participação política da coligação formada por EA, Alternatiba e independentes, consagrado no artigo 23.º da Constituição espanhola.
Entretanto, a festa rebentou no Arenal, em Bilbo, onde milhares de pessoas comemoram a notícia. Provenientes de toda Euskal Herria, tinham-se juntado ao longo da tarde para expressar o seu apoio à coligação e repudiar as ilegalizações de candidaturas às próximas eleições.
Foi Pello Urizar que confirmou a decisão, tendo dito que «será um percurso longo mas valerá a pena». Agradeceu ainda as manifestações de solidariedade recebidas de todos os recantos do mundo, bem como «a todas as pessoas que, sem serem afins à nossa opção política, se juntaram aqui». Com ele estiveram Martin Garitano e Oskar Matute.
«Bildu hauteskundeetan izango da, Konstituzionalak alde eginda» (Berria)
«No dia 22 de Maio, os basc@s podem votar no Bildu. O povo e a sua mobilização assim o possibilitaram» (boltxe.info)
Arenala, Bilbon: alegria depois da decisão do TC
Fonte: BerriaTB