quarta-feira, 11 de maio de 2011

Estanis López e Ander Errandonea deixam para trás um quarto de século na prisão

Estanis López Agiriano e Ander Errandonea, ambos naturais de Oiartzun (Gipuzkoa), abandonaram ontem as prisões de Castelló e Herrera de la Mancha, deixando para trás 25 anos de prisão. Ambos se puseram a caminho de Euskal Herria e, à chegada a Oiartzun, foram recebidos por centenas de pessoas.
De acordo com a agência Efe, López Agiriano, que deixou o centro penitenciário às 9h08 da manhã, foi recebido por cerca de vinte pessoas, que o aguardavam no lado de fora da prisão desde as 7h30 com uma ikurriña.
As mesmas fontes afirmam que Ander Errandonea Arruti saiu às 10h40 da prisão de Herrera de la Mancha.
Errandonea, que saiu acompanhado por um funcionário da prisão, teve de esperar alguns minutos antes por causa de uns processos burocráticos, tempo que aproveitou para se dirigir às pessoas que o esperavam e que levavam ikurriñas e faixas a favor do repatriamento dos presos.
Assim que atravessou a barreira de segurança, o ex-preso largou os dois sacos que levava na mãos e começou a saudar, um a um, os vinte familiares e amigos que estavam à sua espera.
López Agirian e Errandonea são naturais de Oiartzun e permaneceram 25 anos encarcerados em prisões espanholas.
Foram ambos detidos em Oiartzun no dia 17 de Maio de 1986. López Aguiriano foi parar à prisão com 19 anos, deixando o cárcere de Castelló com 44. Por seu lado, Errandonea foi encarcerado com 23 anos de idade e saiu em liberdade com 47.
Fonte: Gara
Ah, porque, à saída da prisão de Herrera de la Mancha, o já ex-preso Ander Errandonea pegou numa pequena faixa com os dizeres «Bildu» e «Independentzia eta sozialismoa» (independência e socialismo) há quem ande a subir pelas paredes. Lemos no Berria, no kaosenlared e também em imprensa variada. Na imagem, a prova provada de que «o Bildu é ETA».
A propósito, ver: «La Abogacía del Estado», de Mikel ARIZALETA (boltxe.info)

Centenas de pessoas homenagearam Jon Agirre em Arrasate no sábado à noite
A carga violenta da Ertzaintza não dissolveu a homenagem a quem passou 30 anos na prisão. Da parte do EPPK chegou uma mensagem a Arrasate.
No sábado à noite, cerca de 600 pessoas estiveram presentes na homenagem que os cidadãos quiseram prestar ao Jon em Arrasate e na qual participaram, entre outros, trikitilaris (tocadores de trikitixa), dantzaris, bertsolaris e abeslaris (cantores). Ex-presos também subiram ao palco, tendo-se vivido momentos bem intensos.
Depois procedeu-se à leitura de uma mensagem enviada pelo Colectivo de Presos Políticos Bascos, e também de um texto do Movimento pró-Amnistia.
No final, o Jon tomou a palavra, lembrando os companheiros que continuam lá dentro.
Fonte: askatu.org

Iniciativa solidária com os presos em Abadiño (Bizkaia)
No âmbito das festas do bairro de Traña-Matiena. Euskal preso eta iheslariak etxera!
Os presos e os refugiados bascos para casa!
Fonte: altzoan.com

O Colectivo de Presos Políticos Bascos é composto por 707 cidadãos bascos
Um está em Portugal e outro no Norte da Irlanda. 149 encontram-se dispersos pelas prisões francesas, 19 estão em prisões de Euskal Herria e 540 dispersos por prisões do Estado espanhol. Sete encontram-se em situação de prisão domiciliária, com doenças graves.

Nova concentração frente à sede do PSOE pelo fim das detenções e da tortura
Na concentração de segunda-feira passada juntaram-se 124 pessoas. A concentração tem lugar todas as segundas-feiras às 20h15.
Fonte: ateakireki.com