A coligação afirma que este assunto «deve ser a prioridade de todas as forças políticas», pelo que as convida a «abordar de uma vez por todas a normalização política e a pacificação do país num fórum multipartidário sem exclusões que dê resposta à exigência dos cidadãos».
Iñaki IRIONDOVER: Gara
«O pouco disputado voto dos imigrantes», de Joseba VIVANCO (Gara)

O voto imigrante «fica-se por um bluf» ou «Fracassa a convocatória que permite aos estrangeiros votar nas eleições de Maio». São alguns dos títulos da imprensa desta altura relativamente ao voto imigrante para o dia 22, eleições nas quais os estrangeiros não comunitários poderão exercer pela primeira vez o seu direito ao voto. Mas um dos 'mas' era a necessidade da inscrição antes do censo eleitoral, num prazo que já terminou em Fevereiro. E o interesse pelo eleições foi bastante baixo, tanto que nem os grandes partidos parecem interessados em captar o voto dos imigrantes.
Análise política na Info7 Irratia
Floren Aoiz
http://www.info7.com/2011/05/18/floren-aoiz-analisis-politico/
Análise de diversos aspectos da actualidade política, com especial incidência na campanha eleitoral em Nafarroa.
Líderes que não são candidatos lançam mensagens genéricas. Mas as municipais têm os seus segredos. O voto numa urna pode conduzir ao da outra. Isso, aprendeu-o bem o PP, que decidiu não deixar nenhum espaço vazio.
«Não se conformam com a realidade», de Maite SOROA (Gara)
Concentração contra a homofobia em frente à sede do PP em Bilbo
Várias pessoas concentraram-se na terça-feira de manhã em frente à sede do PP em Bilbo para denunciar o carácter homofóbico do citado partido de direita. Na faixa podia ler-se «Ni un solo voto a la homofobia. Heterofaxismoaren aurrean ekin zirikatzeari». (Gara / Luis Jauregialtzo / Argazki Press)