quinta-feira, 19 de maio de 2011

Eleições em EH: A prioridade do Bildu será promover um fórum multipartidário


A coligação afirma que este assunto «deve ser a prioridade de todas as forças políticas», pelo que as convida a «abordar de uma vez por todas a normalização política e a pacificação do país num fórum multipartidário sem exclusões que dê resposta à exigência dos cidadãos».
Iñaki IRIONDO
VER: Gara

«O pouco disputado voto dos imigrantes», de Joseba VIVANCO (Gara)
Pela primeira vez neste tipo de eleições, imigrantes não comunitários procedentes de países da América do Sul ou da Islândia, entre outros, poderão votar. Mas, para isso, tinham de se inscrever, e foram muito poucos a fazê-lo. Desinteresse ou obstáculos excessivos?
O voto imigrante «fica-se por um bluf» ou «Fracassa a convocatória que permite aos estrangeiros votar nas eleições de Maio». São alguns dos títulos da imprensa desta altura relativamente ao voto imigrante para o dia 22, eleições nas quais os estrangeiros não comunitários poderão exercer pela primeira vez o seu direito ao voto. Mas um dos 'mas' era a necessidade da inscrição antes do censo eleitoral, num prazo que já terminou em Fevereiro. E o interesse pelo eleições foi bastante baixo, tanto que nem os grandes partidos parecem interessados em captar o voto dos imigrantes.

Análise política na Info7 Irratia
Floren Aoiz
http://www.info7.com/2011/05/18/floren-aoiz-analisis-politico/
Análise de diversos aspectos da actualidade política, com especial incidência na campanha eleitoral em Nafarroa.

«Uma escada entre dois andares», de Iñaki IRIONDO (Gara)
Líderes que não são candidatos lançam mensagens genéricas. Mas as municipais têm os seus segredos. O voto numa urna pode conduzir ao da outra. Isso, aprendeu-o bem o PP, que decidiu não deixar nenhum espaço vazio.

«Não se conformam com a realidade», de Maite SOROA (Gara)

Concentração contra a homofobia em frente à sede do PP em Bilbo
Várias pessoas concentraram-se na terça-feira de manhã em frente à sede do PP em Bilbo para denunciar o carácter homofóbico do citado partido de direita. Na faixa podia ler-se «Ni un solo voto a la homofobia. Heterofaxismoaren aurrean ekin zirikatzeari». (Gara / Luis Jauregialtzo / Argazki Press)

Mais info: lahaine.org / Mais fotos: SareAntifaxista