segunda-feira, 30 de maio de 2011

Prolongaram a pena de prisão a Elias Fernandez

Na sexta-feira, dia em que o preso natural de Bermeo (Bizkaia) era para sair da prisão de Villabona (Espanha), a Audiência Nacional espanhola aplicou-lhe a doutrina Parot, aumentando-lhe a pena em três anos, que deve cumprir até 2014. De acordo com o Movimento pró-Amnistia, a companheira do preso pediu o habeas corpus, sendo que o advogado iria apresentar ontem o recurso. De Bermeo, deslocaram-se até à prisão 30 pessoas, que esperavam Elias à porta para lhe darem o ongi-etorri.
Com o objectivo de denunciar a «doutrina das "penas perpétuas"», foi convocada para o próximo o sábado uma manifestação em Bermeo. «Da parte do Movimento pró-Amnistia, queremos expressar toda a nossa solidariedade ao Elias e aos seus familiares. Mais uma vez, aplicaram a pena perpétua a um preso político basco. Ainda por cima, o facto de deixarem a decisão para o último dia revela bem a dimensão da crueldade contra os presos políticos bascos».
Fonte: Berria

«Km-0. As mil faces da dispersão». Familiares e amigos de presas e presos bascos na estrada
Km-0. Sakabanaketaren mila aurpegiak é um projecto documental, que conta as histórias de pessoas como Haizea, Felipe, Nekane, Oier ou Asier, durante as deslocações que têm de fazer às prisões dos estados espanhol, francês e português, para visitar os seus seres queridos. O objectivo principal de Km 0 consiste em aproximar o conjunto da sociedade basca e internacional a uma realidade desconhecida de muitos: a dispersão e as suas consequências. Este vídeo faz parte de um projecto mais amplo. O projecto será apresentado no Plateruena Kafe Antzokia, em Durango (Bizkaia), no dia 5 de Junho.
Notícia completa: altzoan.com
Mergulho massivo pelo diálogo e o acordo no Portu Zaharra de Algorta
No Porto Velho de Algorta, centenas de pessoas, tanto em terra firme como na água, reivindicaram o diálogo e o acordo para avançar em direcção a um cenário em que todos os direitos sejam respeitados, incluindo os dos perseguidos políticos. Cerca de 150 surfistas que participam na iniciativa Itsasoruntz foram capazes de desenhar no mar, com os seus corpos e as pranchas, um mapa de Euskal Herria com uma flecha vermelha e uma grande onda, símbolo dessa iniciativa popular. Ver: Gara / Foto: SareAntifaxista