terça-feira, 31 de maio de 2011

Centenas de pessoas pedem em Arbizu a libertação de Jesus Mari Mendinueta

Centenas de pessoas manifestaram-se este domingo em Arbizu para reclamar a libertação de Jesus Mari Mendinueta, Poixtina, habitante desta localidade de Sakana que devia ser libertado em Agosto, mas a quem foi aplicada a sentença 197/2006 do Supremo Tribunal espanhol, prolongando-lhe a pena até Agosto de 2021.
A mobilização, que tinha à frente uma faixa em que se podia ler «Biziarteko zigorrik ez. Zigorra bete duten presoak aske» (Não à pena perpétua. Liberdade para os presos com a pena cumprida) e uma foto de Mendinueta, terá continuidade numa viagem que os seus conterrâneos farão no próximo fim-de-semana à prisão de Castelló (a 550 km de Sakana) para reclamar a sua libertação.
A manifestação de Arbizu e a viagem a Castelló foram convocadas pela iniciativa Egin Dezagun Bidea, que exige o respeito pelos direitos dos presos políticos bascos e o seu reagrupamento em Euskal Herria, como primeiro passo para a amnistia e o regresso a casa de todos os presos. No próximo fim-de-semana, para além da comitiva que partirá de Arbizu com destino à prisão de Castelló, uma outra sairá de Laudio (Araba) com destino a Herrera de la Mancha, onde está preso Pablo Gorostiaga, para denunciar a dispersão.
Mendinueta é um dos seis presos navarros que deviam estar em liberdade, mas que viram a pena prolongada devido à aplicação da sentença 197/2006 do Supremo Tribunal. São Iñaki Erro (Donibane, Iruñea), Inés del Río (Tafalla), Jokin Sancho (Alde Zaharra, Iruñea), Iñaki Urdiain (Barañain) e Bautista Barandalla (Etxarri-Aranatz). Os habitantes de Donibane estão a preparar mobilizações para reclamar a liberdade de Erro.
Em toda Euskal Herria, há dezenas de presos que já deviam ter saído da prisão, mas cuja pena foi aumentada, continuando encarcerados.
Por outro lado, cerca de 200 pessoas participaram, em Eskoriatza (Gipuzkoa), na cerimónia de boas-vindas a Mikel Illarramendi, recentemente libertado.
Notícia completa: Gara / Fotos de Arbizu: ateakireki.com

Um mar de gente no Elkartasun Eguna de Azpeitia
No sábado, foi Dia da Solidariedade em Azpeitia (Gipuzkoa), que ficou marcado pela grande manifestação que, à tarde, percorreu as ruas da localidade e na qual cerca de 1000 pessoas reclamaram os direitos dos presos políticos bascos.
Antes da manifestação, houve muitas outras iniciativas e actividades, como uma corrida, em que participaram 300 pessoas, um almoço popular (para o qual foram vendidas 650 entradas) e provas de desportos rurais bascos.
À noite, na Herriko Plaza, houve concertos musicais, com a participação das bandas Egurra ta Kitto! e Arkada Social.
Notícia completa: askatu.org / Fotos: uztarria.com

Manu Ugartemendia foi posto em liberdade, depois de extraditado por Paris
O preso de Orereta (Gipuzkoa) cumpriu a pena a que foi condenado no Estado francês no dia 13 de Maio, tendo sido mantido desde então num centro de retenção pelas autoridades francesas.
Ontem de manhã, depois de ter sido extraditado para o Estado espanhol, Ugartemendia chegou ao aeroporto madrileno de Barajas, onde o deixaram seguir em liberdade, segundo fez saber o Movimento pró-Amnistia numa nota de imprensa.
Ugartemendia foi preso em 28 de Abril de 2005 pela Polícia francesa e condenado a oito anos de prisão.
Fonte: kazeta.info / Deve ter havido festa em Orereta! ADI EGON!