terça-feira, 31 de maio de 2011

O Bildu pede ao PNV que respeite «a vontade de mudança» manifestada em Gipuzkoa

Martin Garitano, cabeça-de-lista do Bildu em Gipuzkoa, transmitiu ao PNV que cabe à coligação abertzale liderar «o governo de mudança» no herrialde, depois de ter obtido 22 eleitos para as Juntas, e pediu-lhe que respeite a vontade manifestada pela sociedade guipuscoana e «não coloque entraves à chegada do novo tempo político».

Martin Garitano, candidato a deputado general, esteve acompanhado por membros da sua equipa, os eleitos para as Juntas Ander Rodríguez e Iñaki Agirrezabalaga, Lohitzune Txarola e Idoia Ormazabal, tendo-se reunido com representantes do PNV em Donostia durante cerca de uma hora.

Da parte do PNV estiveram presentes os membros da Comissão Executiva do GBB, Joseba Egibar, Xabier Barandiaran, Jon Jauregi e Bakartxo Tejeria. O Bildu tinha solicitado também a presença do deputado geral em funções, Markel Olano, mas este não assistiu à reunião, segundo Joseba Egibar, por ser uma reunião do partido.

Através de uma nota, o Bildu explica que Garitano transmitiu ao PNV que cabe à coligação abertzale liderar o governo de mudança em Gipuzkoa, um governo que concretize a transformação política e social que os guipuscoanos e a as guipuscoanas reclamaram com o seu voto».

Por isso, pediram à força jeltzale que « a vontade manifestada pela sociedade guipuscoana não coloque entraves à chegada do novo tempo político, necessária tanto neste território como em Euskal Herria no seu todo».

O Bildu também mostrou vontade de que estes contactos «propiciem a adesão do PNV ao novo processo iniciado em Euskal Herria na busca de um cenário de paz e normalização política».

Garitano manifestou ainda a sua vontade de «levar por diante essa mudança de ciclo político em Gipuzkoa cumprindo fielmente o seu programa eleitoral, apoiado de forma maioritária pelos cidadãos».

De acordo com a nota do Bildu, ambos os partidos constataram «as diferenças programáticas existentes», embora Garitano tenha ressaltado que a aposta do Bildu continua a ser a da «liderança da mudança em Gipuzkoa a partir do diálogo com as restantes forças políticas».

O Bildu e o PNV decidiram manter «uma interlocução fluida e continuar abertos a futuros contactos».

Na sequência [Hoje, com o PSE]
Notícia completa: Gara / Notícia actualizada: Gara

Txelui Moreno: leitura dos resultados eleitorais (Info7 Irratia)
O porta-voz independentista faz uma leitura dos resultados das eleições de 22 de Maio e afirma que o Bildu, com os seus 315 000 votos, «forneceu o combustível de que o processo necessitava para seguir em frente».

«El 22M, viejos retratos y nuevas exigencias», de Ángeles MAESTRO (kaosenlared.net)

«Delegar en democracia», de Fermin GONGETA, sociólogo (boltxe.info)