As jornadas «Munduko preso politiko guztiak askatu!» entram já na sua segunda semana, ao longo da qual haverá oportunidade para ouvir testemunhos sobre a perseguição, repressão e luta veiculados por diversas pessoas e colectivos de diferentes pontos do planeta; do Curdistão aos Países Catalães, de Euskal Herria a Tamil Eelam. O Komite Internazionalistak convida toda a gente a participar nas conferências que vão ter lugar nos próximos dias. O programa é o seguinte:
BILBO
16, Astelehena (2.ª-feira), 20:00: TESTIMONIO DE LA PERSECUCIÓN DE L@S ESCRITOR@S KURD@S (Bilbo, Gatazka Liburudendan) organização conjunta com o Euskal PEN Kluba
- Hero Daneshi (jornalista e ex-presa)- Behdaz Kurdistani (poeta e ex-preso)
17, Asteartea (3.ª-feira), 19:30: EUSKAL PRESOEN BORROKAK (Bilbo, Gatazka Liburudendan)
- Olatz Camino (ex-preso do EPPKren preso ohia)
- Erlantz Cantabrana (Socorro Rojo Internacional)
19, Osteguna (5.ª-feira), 19:30: GENOCIDIO Y REPRESIÓN EN SRI LANKA. LA LUCHA TAMIL (Bilbo, La Bolsa Gizarte Etxean)
- Jude Lal Fernando (refugiado cingalês na Irlanda, professor da Universidade de Dublin)
20, Ostirala (6.ª-feira), 19:30: LA LUCHA DE LOS PRESOS ANARQUISTAS (Bilbo, Gatazka Liburudendan)
- Amadeu Casellas, ex-preso catalão/Catalunyako preso ohia
DONOSTIA
18, Asteazkena (4.ª-feira), 19:00: GENOCIDIO Y REPRESIÓN EN SRI LANKA. LA LUCHA TAMIL (Donostia, Kortxoenea Gaztetxea)- Jude Lal Fernando (refugiado cingalês na Irlanda, professor da Universidade de Dublin)
Ao longo dos últimos dias temos tentado reflectir, a partir de diferentes perspectivas, sobre os presos/as políticos/as do mundo. Ao longo dos últimos dias, olhámos com atenção para muitos lugares do globo, conhecendo através da palavra, da poesia, das imagens ou do teatro muitas das suas histórias: as da resistência iraquiana, e a dos anos mais agitados da Alemanha, a dos presos/as FIES no Estado espanhol, as que os versos de Joseba Sarrionandia nos contam desde a prisão ou o caso de Mumia Abu-Jamal, entre outras.
Liberdade para todos os presos políticos do mundo!
Fonte: kaosenloared.net