segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Foro de São Paulo aprova uma resolução a favor do processo em Euskal Herria

As forças políticas participantes no XVII Foro de São Paulo aprovaram uma resolução de apoio ao processo democrático iniciado em Euskal Herria, na qual pedem a todas as partes envolvidas que realizem «todos os esforços para que este chegue a bom porto».

Resolução

A esquerda abertzale fez saber que o Foro de São Paulo aprovou por unanimidade, na sua última sessão, uma resolução de apoio ao processo democrático iniciado em Euskal Herria, na qual os signatários se congratulam com «o compromisso da esquerda patriótica basca com o desenrolar deste processo por vias exclusivamente políticas, pacíficas e democráticas», fazem um apelo a todas as partes envolvidas para que «realizem todos os esforços» que permitam que o processo «chegue a bom porto» e destacam que a legalização do Sortu «seria um factor positivo» que contribuiria para tal. Pedem ainda às «forças progressistas do mundo, da Europa e do Estado espanhol em particular» que trabalhem «por uma solução democrática, justa e duradoura para o chamado conflito basco».

A resolução foi apresentada pela FSLN da Nicarágua e a FMLN de El Salvador, e contou com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil, no governo, do Partido Revolucionário do México e dos partidos políticos da Europa presentes no evento.

No XVII Foro de São Paulo participaram mais de 740 militantes de esquerda, delegados de 48 partidos da América Latina e das Caraíbas pertencentes a 21 países, bem como 33 partidos convidados pertencentes a 15 países da Ásia, África e Europa.

Pela primeira vez, a esquerda abertzale foi oficialmente convidada, tendo estado representada por Tasio Erkizia, entre outros.

A esquerda abertzale ressalta que muitos representantes de diversos partidos a felicitaram por entenderem «que era um passo muito importante conseguir que muitos partidos de governo dessem um apoio tão claro ao processo político em marcha».

Concretamente, a iniciativa foi apoiada por partidos políticos que estão nos governos da Venezuela, Brasil, Equador, Bolívia, Nicarágua, Salvador, Cuba, Uruguai, Argentina, Paraguai e Santo Domingo.
Fonte: boltxe.info