sexta-feira, 13 de maio de 2011

A CM de Basaburua denuncia a «provocação» de Yolanda Barcina, que realizou um acto político sem aviso prévio

A Câmara Municipal de Basaburua (comarca de Ultzamaldea, Norte de Nafarroa) denunciou a «provocação» feita pela candidata da UPN à presidência do Governo de Nafarroa aos habitantes desse vale, onde apareceu para dar um comício sem aviso prévio, que decorreu num local, a Praça de Aizarotz, «que não está disponível para a realização de actos desse tipo».

A Câmara Municipal, que soube do acto político de Barcina pela imprensa, considera que se trata de «uma grave falta de respeito» pela instituição local e «uma clara irregularidade» relativamente às normas e procedimentos eleitorais, «que parece que não se aplicam aos candidatos da UPN».

A Câmara Municipal afirma que a mensagem transmitida por Barcina é «uma clara provocação às pessoas que habitam neste vale». «Yolanda Barcina veio reivindicar a liberdade a um vale onde a grande maioria da população tem, tal como muitos outros milhares de cidadãs e cidadãos navarros, totalmente sequestrados os seus direitos civis e políticos, a um vale que teve e tem vários habitantes presos por realizarem um trabalho político», sublinha.

Na nota enviada pelo Município, lembram que a esquerda abertzale, a «escolha social e política que conta com o apoio da imensa maioria dos e das habitantes de Basaburua, foi quem mais sofreu e continua a sofrer com a falta de liberdade e de democracia», afirmando que Barcina «baseia a sua campanha eleitoral na reivindicação expressa da violação de direitos fundamentais, da falta de liberdade para um amplo sector da sociedade navarra», algo que consideram «inaceitável em alguém que aspira a ser a presidente de todas e todos os navarros».
Protesto dos moradores
Enquanto Barcina pronunciava o seu discurso perante os meios de comunicação, um grupo de pessoas protestou exibindo ikurriñas e bandeiras de Nafarroa.

Ver também:
«Barcina entzun... Basaburua Antifaxista !!» (SareAntifaxista)

«Simplemente Yolanda», de Maite UBIRIA (Gara)