quinta-feira, 5 de maio de 2011

Contra as ilegalizações: manifestação e concentração em Bilbo e assembleia e concentração em Iruñea

Emissões em directo de Bilbau na Hamaika Telebista e de Iruñea na Ateak Ireki. Acompanhamento também pelo Twitter do Gara e da Ateak Ireki.

O arranque da campanha eleitoral para as eleições municipais e forais de 22 de Maio estará marcado pela decisão que o Tribunal Constitucional tomar e pelas mobilizações convocadas para exigir a participação do Bildu.

Em Bilbo, a manifestação partirá às 20h00 da Praça do Sagrado Coração e o seu acto central será a concentração no Arenal à espera da decisão do Tribunal Constitucional. Inicialmente, estava marcada para a Praça Elíptica mas, como é esperada uma grande afluência, os convocantes optaram pela mudança de local.

Em Iruñea, na Praça do Município, espera-se que centenas de pessoas respondam à convocatória feita pelo Movimento pelos Direitos Civis, com o lema «eskubideak, guztiak eta orain», em que reclamarão «todos os direitos para todas as pessoas e opções políticas». Será uma concentração-assembleia para analisar a situação criada com a ilegalização do Bildu, à espera de se conhecer a sentença do Tribunal Constitucional. A concentração terá início às 19h30 e deve prolongar-se por várias horas.
Fonte: Gara e ateakireki.com / Ver também: Gara

«O EA nega as notícias que o ligam à ETA e anuncia acções legais» (Gara)

«Colectivos juvenis bascos e internacionais refutam a ilegalização das candidaturas do Bildu» (Gara)

«Concentrações de apoio no Estado espanhol e na Europa» (Gara)

«El TC lo tiene fácil, le basta con apoyarse en el voto particular del TS», Javier PÉREZ ROYO, especialista em Direito Constitucional, entrevistado no Gara


«No podrán ilegalizar la esperanza de un cambio estructural», de Amaia AGIRRESAROBE, da Coordenadora Nacional da Alternatiba 


«La inutilidad de la razón», de Antonio ALVAREZ-SOLÍS, jornalista


«¿Ilegalización de Bildu? Esperando al constitucional», de Luis OCAMPO, da Izquierda Castellana