As jornadas, que começam hoje em Bilbo, vão procurar transmitir a realidade de presos/as políticos/as de diferentes lugares mundo. Para tal, os organizadores contarão com a visita de ex-presos políticos da resistência iraquiana, um ex-prisioneiro da Fracção do Exército Vermelho (RAF), ex-presos/as bascos/as provenientes de diferentes lutas, Amadeu Casellas, ou um refugiado cingalês.
Ao longo destes dias haverá diversos tipos de actividades que visam dar informação sobre a situação dos presos/as políticos/as, denunciando-a; para além de várias conferências, no sábado, dia 14, às 19h30, terá lugar no Bilborock a representação da obra de teatro A ambos lados del muro, obra escrita por Patxi Zamoro, preso FIES, e interpretada pela companhia: Movimiento No Out).
Será ainda possível ver a curta-metragem Bidaiak kartzelan (Fresneseko emakume presoek egindako laburmetraia), que será projectada na quarta-feira, 4 de Maio, às 20h00, na sessão de apresentação destas jornadas no gaztetxe Zazpikatu (Alde Zaharra de Bilbo), e também Mumia Abu-Jamal. In prison my whole life, um documentário de Marc Evans (projectado na sexta-feira, dia 13, às 19h30, na Bolsa).
Na quinta-feira, dia 12, às 19h30, haverá um recital de poesia no bar Kalderapeko, que terá por base o livro de Joseba Sarrionaindia Gartzelako poemak (Susa, 1992).
Ver programa completo em boltxe.info
Munduko preso politiko guztiak askatu!
Liberdade para todos os presos políticos do mundo
Ver também: http://www.komiteinternazionalistak.org/