quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mobilização em Arrasate contra a pena perpétua

Convocada por agentes de Arrasate e Aramaio, no sábado haverá uma manifestação contra a aplicação da pena perpétua aos presos políticos (às 18h00, na Herriko Plaza de Arrasate).
Lembraram o caso de Jon Agirre Agiriano, recentemente libertado e que passou 30 anos em diversas prisões, e que, na comarca, a mesma doutrina especial foi aplicada Luis Mari Azkargorta Kanto e Jose Ignacio Gaztañaga. Afirmaram, por outro lado, que Xabier Urizarre e Jesus Mari Zabarte se encontram há 25 anos na prisão, com três quartos do tempo cumprido. Para além disso, vão também exigir que os presos doentes sejam libertados.
«Temos de conseguir desactivar as medidas de vingança que aplicam a este colectivo. Se nunca é lícito, no actual contexto político ainda o é menos. Devemos pedir aos governos espanhol e francês que situe a política prisional no contexto da solução», disseram.
Pediram ainda que o colectivo de presos políticos bascos se junte nas prisões de Euskal Herria, «senhor de todos os seus direitos individuais, civis, colectivos e políticos. Devem participar no processo político iniciado em Euskal Herria sem quaisquer entraves».
«Em Janeiro, assistimos em Bilbo à força do clamor pelos direitos dos presos. Avançámos. Nas últimas sextas-feiras de cada mês, acumulando forças, avançámos. Mas ainda temos um longo caminho pela frente», disseram.
Entre os convocantes da mobilização encontram-se a Etxerat, a Ion Agirre Herri Ekimena, a ezker abertzalea, ESK, EHE, Aralar, Kooperatibetako Presoen Aldeko Taldea, o EA, o LAB e grupos de dantza, tabernas, clubes de futebol, comissões de festas, associações de montanhismo e muitas lojas da comarca.
Fonte: Gara

Em Elorrio, ongi etorri a Gaizka Jareño, Tronpi
Fonte: altzoan.com
O preso político de Elorrio (Bizkaia) foi posto em liberdade no dia 28 de Abril. Fora detido pela Guarda Civil em Julho de 2008, tendo sido encarcerado, depois de submetido a tortura. Conheceu a realidade da dispersão, passando por prisões como Huelva, Soto, Aranjuez, Alcalá e Valdemoro. No dia da sua libertação, teve a primeira recepção de boas-vindas na sua terra natal.
Ver notícia completa aqui.