quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Apresentação da Conferência Internacional para Promover a Resolução do Conflito em Euskal Herria

A Conferência Internacional para Promover a Resolução do Conflito em Euskal Herria foi apresentada ontem de manhã em Donostia, no Palácio Aiete ou Casa da Paz, que será o palco da histórica jornada da próxima segunda-feira. Jonathan Powell foi o grande protagonista do acto, tendo feito um apelo a uma «paz duradoura» que não se baseie num esquema de «vencedores e vencidos» e que represente «o fim do último conflito armado na Europa».

Vídeo: Intervenção de Jonathan Powell (Gara)

Fotos: Nazioarteko Konferentziaren Aurkezpena (Berria)

Esquerda abertzale: «A conferência é um grande passo com vista ao avanço no processo de soluções integrais e partilhadas»

A Deputação de Gipuzkoa aplaude a iniciativa

Bertie Ahern afirma que trabalha com «autorização» do Governo espanhol

Erkoreka: «A conferência é um marco relevante e marcará um antes e um depois»

Patxi Lopez ez da bertan izango

Jáuregui afirma que o Governo espanhol não participará na conferência

O PP acredita que a esquerda abertzale está por trás da conferência de paz

A Conferência Internacional já é uma realidade. Terá lugar na segunda-feira que vem no Palácio Aiete, em Donostia, com a participação de importantes líderes internacionais cujos nomes só serão revelados no sábado, segundo afirmou Paul Ríos, da plataforma Lokarri. Promovem esta jornada seis organizações de referência a nível mundial na resolução ou transformação de conflitos.

Na apresentação destacou-se a intervenção de Jonathan Powell, que foi chefe de gabinete de Tony Blair durante treze anos e se definiu a si mesmo como o principal negociador no conflito do Norte da Irlanda durante dez anos, entre 1997 e 2007. Com base nesta perspectiva, defendeu a necessidade de um diálogo inclusivo para resolver situações como a basca, «porque a paz duradoura não se alcança falando apenas com os amigos, mas com os inimigos e com os inimigos dos teus».

Na apresentação, intervieram também Paul Ríos e Pierre Hazan, membro do Grupo Internacional de Contacto, que recordou a Declaração de Bruxelas e o processo percorrido deste então até se chegar a esta Conferência Internacional, sobre a qual haverá mais detalhes (sobre intervenientes e ordem de trabalhos) no sábado.

Ríos disse que todos os partidos e sindicatos estão a ser convidados e que também lhes estão a ser pedidas contribuições para este encontro, que convocam «convencidos de que pode constituir um contributo importante».
Notícia completa: Gara

Ver também:
«Jonathan Powell: "Europako azkeneko gatazka armatua konpontzeko garaia da"» (Berria)

«La implicación internacional crece y se materializa el lunes en una "conferencia de paz"», de Iñaki IRIONDO (Gara)