sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Yolanda Barcina levou com três tartes no Conselho da Comunidade de Trabalho dos Pirinéus

Oito activistas do movimento de desobediência contra o TGV Mugitu! interromperam o 29.º Conselho Plenário da CTP (Comunidade de Trabalho dos Pirinéus) em Toulouse. Nele participavam os presidentes dos oito territórios da CTP, que inclui a CAB e Nafarrroa, bem como a Aquitânia, Midi-Pyrénées, Languedoc-Roussillon, Catalunya, Aragão e Andorra. Nesta sessão fazia-se o balanço da Presidência assumida pelos Midi Pyrénées nos últimos dois anos e que ontem passava para Nafarroa.

Os integrantes do Mugitu! foram até ao palco presidencial por volta das 16h00, mostrando cartazes contrários ao TGV e explicando em francês as razões da sua oposição, ao mesmo tempo que lançaram panfletos explicativos sobre a acção e palavras de ordem anti-TGV.

Segundo informou o próprio movimento, a presidente navarra, Yolanda Barcina, foi «obsequiada» com três tartes na cara pelos participantes no protesto. A razão para tal foi, segundo disseram, «agradecer os imensos esforços que, enquanto máxima responsável política de Navarra, está a efectuar pela imposição de uma infra-estrutura tão anti-ecológica, anti-social e esbanjadora como é o corredor navarro do TGV».

«Para além disso – prossegue o comunicado –, foi uma forma 'elegante' de lhe dar as boas-vindas ao seu novo cargo de presidente do CTP, uma organização que se distingue pelo seu marcado carácter expansionista, na medida em que realizou um grande número de infra-estruturas por todos os Pirinéus e tem planos para o continuar a fazer».

O Mugitu! assegura que Barcina, «tal como os seus companheiros do Governo, querem ficar com a 'massa' da construção do TGV em Navarra, juntamente com as empresas de construção e a banca».

De acordo com o comunicado, Barcina abandonou «cabisbaixa» o recinto «acompanhada pelos seus guarda-costas». Na sequência da acção de protesto, não foi feita nenhuma detenção e os activistas deram uma pequena conferência de imprensa no exterior do recinto.
Fonte: kaosenlared.net

«Barcina se queda con todo el pastel del TAV», de Mugitu! (lahaine.org)

Tartes para Barcina em Toulouse