
Não obstante, disseram que «são muitos os agentes que ainda têm de dar passos nessa direcção», pois «alcançar esse novo cenário constitui uma responsabilidade de todos».
Nesse caminho, apontaram como «imprescindível» a desactivação da política penitenciária, na medida em que «viola direitos fundamentais».
Também reclamaram a abolição da que é conhecida como «doutrina Parot», que implica um prolongamento da permanência dos os presos nos cárceres.Outras reclamações deste colectivo são a libertação dos presos doentes ou a importância de «não esquecer as situações de isolamento e solidão» que alguns deles sofrem.
A Etxerat salientou que «é hora de nos envolvermos para, entre todos, conseguirmos uma resolução democrática que aborde as raízes do conflito e supere as suas consequências». «Ou seja, um cenário em que não existam presos nem exilados», acrescentaram.
Nessa mesma linha, e depois de fazerem um apelo à «mobilização popular», afirmaram que «a sociedade basca tem a chave» para «conseguir abrir cada vez mais portas e deixar para trás a dispersão ou a aplicação da pena perpétua, até se conseguir chegar a esse tão desejado cenário sem presos nem exilados». A Etxerat comprometeu-se a «trabalhar sem descanso» para chegar a essa situação.
Fonte: Gara / Notícia mais desenvolvida: GaraA Etxerat denuncia mais um acidente grave sofrido por familiares de presos políticos

Fonte: ateakireki.com e etxerat.info

Fonte: ateakireki.com
Vereadores do PSN apoiam a moção do Eleak na CM de Olazti
A moção pelos direitos civis apresentada pelo movimento Eleak está a ser debatida em numerosos municípios navarros, e já foi aprovada em localidades como Atarrabia, Uharte Arakil, Leitza, Altsasu, Bertizarana, Etxarri Aranatz, Urdiain, Basaburua, Ziordia, Olazti, Bakaiku, Arbizu e Lakuntza, entre outras.
No caso de Olazti, a moção foi aprovada pelos dois vereadores do PSN presentes no plenário. Ao invés, nos casos de Iruñea ou Barañain, o PSN nem sequer deixou que as moções fossem debatidas.
Fonte: ateakireki.com