sábado, 15 de outubro de 2011

O Tribunal de Pau decide a situação de Esparza na terça-feira

Josu Esparza, membro do Movimento pró-Amnistia, foi detido em Baiona anteontem à tarde, saindo depois em liberdade, sob controlo judicial. É acusado de «enaltecimento do terrorismo».

O Tribunal de Pau vai tomar uma decisão, na próxima terça-feira, sobre o mandado europeu emitido pela AN espanhola contra o iruindarra Josu Esparza, segundo divulgou a agência Efe, citando fontes judiciais.

Por causa deste mandado europeu, na quinta-feira a Polícia francesa deteve Esparza em Baiona. Depois, deixou-o seguir em liberdade, mas com medidas controlo. A AN acusa-o agora de «enaltecimento do terrorismo», ao que parece porque Esparza levou fotos de presos na Korrika de 2009. Este membro do Movimento pró-Amnistia já tinha sido detido no início de Setembro por causa de um outro mandado europeu. Então, acusavam-no de pertencer ao Ekin; também neste caso, aguarda por uma decisão judicial.
Fonte: Berria

Ver também: «Josu Esparza foi novamente detido pela Polícia francesa» (ateakireki.com)

O ST espanhol vai rever a sentença que condenou quatro guardas civis pelas torturas a Portu e Sarasola
O Supremo Tribunal vai deliberar à porta fechada, no próximo dia 20 de Outubro, sobre a sentença da Audiência de Gipuzkoa que condenou quatro guardas civis por torturar Igor Portu e Mattin Sarasola enquanto se encontravam incomunicáveis.
VER: Gara via kaosenlared.net

Leitura
«Lo que Marlaska oculta», de Xabier MAKAZAGA, autor de Manual del torturador español (Gara)
La simple denuncia de torturas ya es de por sí un claro elemento valorativo y el hecho de que la mayoría de esas personas se autoinculpe en dependencias policiales para después negar ante el juez las imputaciones aún lo es más.