quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mobilizações em Nafarroa contra os julgamentos políticos e os mandados europeus

O Eleak denunciou em conferência de imprensa os julgamentos políticos de vários cidadãos de Nafarroa que vão ter lugar a partir do início de Novembro e deu a conhecer as várias mobilizações que irão decorrer nas suas respectivas localidades.

Nos dias 2, 3 e 4 de Novembro, decorre na Audiência Nacional espanhola o julgamento de nove navarros acusados de pertencer à Segi ou ao Ekin, e para os quais pedem penas de prisão que vão dos 8 aos 10 anos.

O movimento pelos direitos civis Eleak deu uma conferência de imprensa ontem de manhã em Iruñea para denunciar estes julgamentos, que considerou «políticos», e pediu às pessoas que continuem a juntar forças de forma a que todos possam fazer política em liberdade. Também criticaram os dois mandados europeus emitidos contra Josu Esparza, que querem mandar para a prisão por causa do seu trabalho no Movimento pró-Amnistia, do qual foi porta-voz.

Na conferência de imprensa participaram familiares de seis dos jovens que se encontram presos a aguardar julgamento, a mãe de Esparza e os imputados que se encontram em liberdade - Noe López, Amaia Legarra e Maitane Intxaurraga.

Conferência de imprensa do Eleak em Iruñea
(ateakireki.com)

Mobilizações
Os participantes na conferência de imprensa reuniram-se também com deputados e vereadores de Nafarroa para dar conta das mobilizações que vão realizar.

Em Barañain, de onde são cinco dos nove imputados neste julgamento, haverá uma manifestação na sexta-feira, dia 28, à 19h00, que partirá do limite da localidade com Iruñea. No dia anterior, às sete da tarde, será apresentado no Auditório de Barañain o documentário Udaberria zerrailaren bestaldean [A Primavera do outro lado da fechadura], que aborda a perseguição de que a juventude de Barañain tem sido alvo nestes anos.

Em Arbizu, terra de Maitane Intxaurraga, haverá uma manifestação no sábado, dia 29, às 20h00, a partir da praça. No domingo, dia 30, haverá uma outra manifestação no bairro iruindarra da Txantrea contra a entrega e o encarceramento de Josu Esparza. Partirá às 17h30 da Praça Sabicas. No bairro de Iturrama (Iruñea), na quinta-feira, dia 3 de Novembro, vai ser feita uma corrente humana desde a rotunda das ruas Eskirotz e Iturrama, às 20h30, em solidariedade com o morador deste bairro Aritz Azkona.

Por último, na sexta-feira, dia 4 de Novembro, haverá uma manifestação em Zizur em solidariedade com Maider Caminos.
Fonte: Gara

Ver também: «O Eleak apela à participação nas mobilizações de Barañain, Arbizu, Zizur, Iturrama e da Txantrea contra os julgamentos políticos e os mandados europeus» (ateakireki.com)

Ibon Esteban, um ano na prisão
Vídeo realizado em Errotxapea, bairro de Iruñea.
Ibon Esteban foi detido no dia 21 de Outubro de 2010, no âmbito de uma operação policial contra a juventude independentista. Desde então, no seu bairro - Errotxapea (Iruñea) - sucederam-se as mobilizações de protesto contra a repressão e em solidariedade com Ibon e a juventude basca de uma forma geral.
Fonte: ateakireki.com