segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Signatários do Acordo de Gernika e diversas figuras públicas apelam à participação na manifestação do próximo sábado

Numa conferência que decorreu ontem em Bilbo, signatários do Acordo de Gernika e diversas figuras públicas de diversas áreas fizeram um apelo aos cidadãos para que, «independentemente das cores políticas e questões identitárias», participem na manifestação que se terá lugar no próximo sábado em Bilbo com o lema «Euskal Herriak konponbidea nahi du» [Euskal Herria quer a solução].

Num comunicado lido por Ainhoa Aznarez e Endika Guarrotxena, reivindicaram a participação da sociedade basca «no processo que trará a paz e a normalização a este país; não queremos nem podemos alienar-nos do direito e do dever que temos de participar neste caminho. Queremos ser a chave que irá abrir a porta a uma Euskal Herria em paz e normalizada», disseram.

Consideram que a proposta de paz e normalização política do Acordo de Gernika é «a única que actualmente está sobre a mesa» para fazer frente «de forma definitiva à resolução do conflito político basco, e os seus postulados vão na linha das aspirações da sociedade».

Entre as pessoas que expressaram o seu apoio a esta manifestação, que partirá no próximo sábado, dia 22 de Outubro, às 17h30, de La Casilla, em Bilbo, contam-se Ramon Labaien, Ainhoa Etxaide, Maribi Ugarteburu, Kontxi Bilbao, Oskar Matute, Mario Zubiaga, Paul Bilbao, Miren e Xabier Amuriza, Fredi Paya e Unai Iturriaga.
Fonte: Gara / Mais fotos: boltxe.info