quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ibon Iparragirre foi levado para o hospital de Basurto, com febre

O preso político basco Ibon Iparragirre foi levado da prisão de Basauri para o hospital de Basurto (Bilbo). Segundo fez saber a Jaiki Hadi, foi levado para o hospital pelas 13h00, depois de ter passado a noite inteira com febre.
O preso ondarrutarra encontra-se agora nos serviços de urgência; e estão-lhe a ser feitos exames.
De acordo com as mesmas fontes, Iparragirre pediu aos ertzainas que lhe retirassem as algemas, mas estes recusaram-se. A mãe de Iparragirre, Angelita Burgoa, queixou-se do tratamento, e puseram-na fora da sala de espera.

Na sua terra natal, preocupados com o seu estado e revoltados pela forma como os seus familiares foram tratados, centenas de pessoas encheram o salão plenário da Câmara Municipal para exigir a libertação «imediata e sem condições» de Iparragirre Burgoa. Salientaram que este caso é um «fiel reflexo do conjunto de violações de direitos que os presos políticos bascos sofrem, especialmente os doentes, cujo caso mais cruel» é agora o do seu conterrâneo.
VER, com actualizações: Gara e Gara / Mais info: Turrune e boltxe.info

Ver também: «Nota da associação Etxerat sobre a grave situação que o preso gravemente doente Ibon Iparragirre atravessa» (etxerat.info)

Manifestação no sábado para exigir a absolvição de 15 jovens donostiarras
O Supremo Tribunal espanhol dará a conhecer nos próximos dias o veredicto sobre os quinze jovens donostiarras acusados de pertencer à organização juvenil Segi. Os membros do movimento Eleak esperam «o pior», tal como aconteceu no «caso Bateragune», e, por isso, não vão ficar de braços cruzados, e vão exigir a sua absolvição no próximo sábado nas ruas de Donostia.
A mobilização tem início às 13h00 no Boulevard e termina nos novos tribunais de Atotxa. Ali, vão também exigir o fim dos julgamentos políticos.
Diversos agentes sociais e pessoas a título individual deram o seu apoio à mobilização, e hoje, na apresentação, era possível ver pessoas como o ex-autarca de Donostia Ramon Labaien (PNV) ou Kontxi Beitia, antiga professora da ikastola Zurriola.
Fonte: Gara

O Eleak pede no Parlamento navarro o fim dos julgamentos políticos
O movimento pelos direitos civis Eleak participou ontem numa sessão de trabalho da Comissão de Convivência e Solidariedade Internacional do Parlamento de Nafarroa. No decorrer da sessão, tomaram a palavra Juanje Soria, membro do Eleak, a advogada Amaia Izko, e também Amaia Elkano, uma jovem que, como várias dezenas de outros jovens, foi detida e encarcerada sob a acusação de pertencer à Segi. Também foram à sessão duas das nove pessoas que vão ser julgadas no início de Novembro, Maitane Intxaurraga e Noe Lopez.
VER: ateakireki.com / Mais info: Gara