segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Os peritos internacionais dirigem-se à ETA, aos governos e às forças políticas para que encarem a solução do conflito

Os participantes na Conferência Internacional tornaram pública uma declaração em que fazem um apelo à ETA para que declare publicamente o fim definitivo da sua actividade armada e solicite um diálogo aos governos espanhol e francês para abordar as consequências do conflito. No caso de a organização armada assim proceder, pedem a Madrid e Paris que dêem as boas-vindas a essa declaração e aceitem iniciar conversações. Também se dirigiram aos representantes políticos e sociais para que dialoguem.

Declaração em euskara / Declaração em inglês

Declaração em castelhano / Declaração em francês

Fotos: Nazioarteko Konferentzia (Berria) / Conferência Internacional (Gara)

No final da Conferência, Bertie Ahern leu uma declaração, acompanhado por Kofi Annan, Gerry Adams, Jonathan Powell, Gro Harlem Bruntland e Pierre Joxe.

Em primeiro lugar, pedem à ETA que faça «uma declaração pública do fim definitivo da actividade armada» e que «solicite diálogo aos governos de Espanha e França para tratar exclusivamente das consequências do conflito».

No caso de a organização armada responder positivamente a esta solicitação, pedem aos governos espanhol e francês que «lhe dêem as boas-vindas e aceitem iniciar conversações para abordar exclusivamente as consequências do conflito».

Em terceiro lugar, fazem um apelo no sentido de que sejam dados «passos profundos para avançar na reconciliação, no reconhecimento, compensação e assistência a todas as vítimas, reconhecendo a dor causada e ajudando a curar as feridas pessoais e sociais».

Os peritos salientam, com base na sua experiência na resolução de conflitos, que existem «outras questões que, caso sejam abordadas, podem ajudar a alcançar uma paz duradoura» e, nesse sentido, sugerem aos «actores não violentos» e representantes políticos «que se reúnam e discutam questões políticas, bem como outras com elas relacionadas, com uma consulta aos cidadãos», pois em seu entender isso «poderia contribuir para uma nova era sem conflito».

«Na nossa experiência, as terceiras partes observadoras ou facilitadoras ajudam ao diálogo. Aqui, o diálogo também poderia ser assistido por facilitadores internacionais, se assim fosse decidido pelas partes», destacam.

Finalmente, manifestam a sua disposição para «organizar uma comissão de acompanhamento» das suas recomendações.

Reunião à porta fechada
Os peritos internacionais protagonistas da Conferência – excepto Kofi Annan, que chegou ontem – chegaram ao aeroporto de Loiu (Bizkaia) pelas 12h00, tendo então sido conduzidos até Donostia.
Chegaram por volta das 13h00 à Casa da Paz de Donostia, donde eram aguardados pelos organizadores do evento, com Paul Ríos, coordenador-geral da Lokarri, à frente. O deputado-geral de Gipuzkoa, Martin Garitano; o autarca de Donostia, Juan Karlos Izagirre, e o facilitador sul-africano Brian Currin, impulsor do Grupo Internacional de Contacto (GIC), foram os anfitriões.

O ex-secretário da ONU Kofi Annan foi o primeiro a chegar à Casa da Paz de Aiete. Pouco depois chegaram Gro Harlem Bruntland, Bertie Ahern, Gerry Adams, Pierre Joxe e Jonathan Powell.
Posaram todos para os cerca de 70 meios de comunicação e 200 profissionais acreditados para a ocasião. Também o fizeram os representantes dos partidos políticos, sindicatos e de organizações sociais que participam na Conferência.

Às 14h00 teve início a reunião à porta fechada em que participaram as figuras internacionais e os diversos representantes acima referidos.
Fonte: Gara

Ver também:
«"ETAri eskatzen diogu ekintzak behin betiko amai ditzala, eta Frantziari eta Espainiari pausoak eman ditzatela"» (Berria)

«A esquerda abertzale afirma que "se abre uma grande janela de esperança" para a superação definitiva do conflito» (Gara)

«Declarações dos representantes políticos à sua chegada à Casa da Paz: EA, Aralar, Bildu, PSE, PNV» (Gara)

«Envolvimento internacional no processo basco desde a Declaração de Bruxelas» (Gara)

Iritzia/Opinião
«Una declaración de carácter integral», de Iñaki ALTUNA (Gara)
El llamamiento a la organización armada era esperado y previsible, pero muchos han debido olvidar que el objeto de la conferencia era más amplio: tratar de aportar a la superación del conflicto que afecta a este país. Un conflicto que mantiene una vertiente armada, eso es así, pero con un fondo político incuestionable.

«Los puñeteros», de Koldo CAMPOS SAGASETA (cronocopiando.com)
A falta de argumentos, que insistir en ello sería por mi parte tan ingenuo como suponérselos, andan los puñeteros de puñetas, desbocados y sin frenos, reiterando bufidos y exabruptos. Son lo que son, hijos de… su tiempo.

«Euskal Herria: El fin del principio», de Iñaki ERRAZKIN (kaosenlared.net)
En Euskal Herria corren tiempos de entendimiento táctico y estratégico, algo seguramente obligado si se quieren conseguir cotas de gestión política que permitan avanzar como pueblo.

«El relato de un ausente», de Joxean AGIRRE (boltxe.info)
La ausencia del lehendakari de la CAV Patxi López de la Conferencia Internacional que tendrá lugar mañana en Donostia es la última y más llamativa muestra de su renuncia a ser protagonista de cualquier acontecimiento o movimiento importante relacionado con los principales asuntos del territorio bajo su Administración: la resolución política del conflicto [...]

«De la indignación social a la responsabilidad ética», de Félix PLACER UGARTE (Gara)
Cuando el otoño tiñe nuestra Ama Lur de colores de libertad y por todos los rincones de Euskal Herria se respira el oxígeno de la esperanza; cuando movimientos, grupos, partidos abertzales alientan y empujan un proceso de paz y normalización que parece tocarse ya con las manos; cuando el colectivo de presos suscribe el Acuerdo de Gernika [...]