
O festival proporciona aos participantes a oportunidade de conhecer diversos aspectos da vida basca, da música e dos desportos tradicionais à alimentação e, claro, à luta constante pela independência política frente aos estado espanhol e francês.
O festival inicia-se às 16h00 no Teachers' Club, Parnell Square, com exposições sobre a cultura basca e a repressão política e a resistência. Também haverá comida e bebida e diversos postos de informação.
Às 19h00 haverá um debate sobre a situação política actual no País Basco, seguido (às 20h00) por música tradicional basca, com os Taberna Ibiltaria. O evento prosseguirá pela noite dentro com uma selecção de punk basco, ska e rock.
No dia seguinte, 23 de Outubro], haverá um kantupoteo (giro musical de bar em bar) entre as 12h30 e as 15h00, com os Taberna Ibiltaria.
A questão basca raramente ganha destaque nos meios de comunicação, mas, se a repressão do Estado espanhol continua a ser grave, o povo basco conseguiu encontrar diversos e inovadores meios de lhe oferecer resistência e lutar contra ele. O Festival de Solidariedade Basco de Dublin constitui uma excelente oportunidade para conhecer melhor as lutas dos bascos.
Fonte: El Norte de Irlanda