segunda-feira, 31 de outubro de 2011

No dia 7 de Janeiro, vamos «encher as ruas para esvaziar as prisões»

«Eskubide guztiekin, euskal presoak Euskal Herrira»
Com todos os direitos, os presos bascos para o País Basco
Egin Dezagun Bidea, Bilbo * E.H.
Cerca de duzentas personalidades subscrevem um manifesto em que se faz um apelo aos cidadãos a mobilizarem-se no próximo dia 7 de Janeiro em Bilbo em defesa dos direitos dos presos. Num momento em que as atenções se viraram para esta questão, pedem aos cidadãos que «encham as ruas para esvaziar as prisões», partindo da convicção de que as mudanças na política penitenciária teriam uma incidência positiva na via aberta para a resolução do conflito. (Gara)
Fonte: SareAntifaxista

Urtarrilak 7 herri mobilizazio orokorra Bilbon
7 de Janeiro, mobilização popular geral em Bilbau. Egin Dezagun Bidea. (Euskaraz e em castelhano.)

Manifestação para reclamar o direito à participação na vida política
Várias centenas de pessoas participaram ontem na manifestação que percorreu o bairro iruindarra da Txantrea, convocadas pelo movimento Eleak, em defesa das liberdades políticas e em solidariedade com Josu Esparza, «que corre o risco de ser entregue ao Estado espanhol e encarcerado por causa da sua actividade política».
Na mobilização, segundo referiram num comunicado os seus organizadores, também foram recordados os habitantes do bairro que se encontram na prisão «por causa do seu trabalho no movimento juvenil», Ander Maeztu e Izaskun Goñi.
O Eleak diz que, «infelizmente», o caso destas pessoas «é mais um da longa lista de pessoas que foram e são perseguidas pela sua actividade política, vítimas de um Estado que continua a ilegalizar as ideias, que continua a perseguir o rival político».
Sublinharam que em Nafarroa há mais de cem pessoas «processadas pela sua militância política em diversos organismos da esquerda abertzale», 34 das quais encarceradas.
Por isso, exigiram aos estados espanhol e francês «o fim de toda a repressão e o respeito por todos os direitos políticos, tanto individuais como colectivos». Na sua perspectiva, «neste novo ciclo político que se vive em Euskal Herria qualquer detenção, encarceramento, extradição, julgamento e forma de repressão está a mais». / Fonte: Gara / Ver também: ateakireki.com

Mais assinaturas argentinas para libertar as presas e os presos bascos
Como todas as últimas sextas-feiras de cada mês, vários integrantes dos Euskal Herriaren Lagunak (EHL) (Amig@s del Pueblo Vasco, capítulo Argentina) instalaram-se no centro de Buenos Aires para divulgar informação sobre a actual situação em Euskal Herria e continuar a recolher assinaturas com vista a uma ampla amnistia para as presas e os presos bascos.
Desta vez, os trabalhos estiveram a cargo dos membros do Resumen Latinoamericano nos EHL, que distribuíram folhetos sobre a história da luta do povo basco e informaram os transeúntes sobre a importância da pressão internacional para conseguir que os estados espanhol e francês deixem de colocar entraves ao desejo de independência de Euskal Herria, bem como aos avanços na construção do socialismo.
A resposta, como sempre, foi muito positiva, e conseguiu-se reunir numerosas assinaturas e mostras de apoio. A campanha deste ano culminará a 30 de Dezembro, sendo que a totalidade das folhas assinadas será entregue em Euskal Herria aos familiares dos presos bascos, com o propósito de aderir à grande manifestação pelos presos que irá realizar-se nesse país no início de Janeiro de 2012.
Fonte: askapena.org