sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ministro espanhol da Justiça afirma que Forças de Segurança vigiam o Bildu e que Governo poderá agir contra o Amaiur

O ministro espanhol da Justiça, Francisco Caamaño, referiu que a Magistratura do Estado vigia a actividade do Bildu e dos seus vereadores «desde o primeiro dia».
De acordo com o ministro espanhol, os serviços jurídicos do Estado aguardam pelos relatórios que solicitaram às Forças de Segurança, para que, «tendo em conta esses informes, possam tomar as decisões legais oportunas».
«Se houver uma mínima base para activar esse procedimento permitido pela Lei de Partidos, o Governo de Espanha, através da Magistratura do Estado, fá-lo-á», afirmou. [Que enjoo. Disco riscado e piscadela aos "pepes".]
Fonte: Gara

Análise política na Info7 Irratia
Floren Aoiz aborda diversas questões relacionadas com a Conferência de Paz que terá lugar em Donostia na próxima segunda-feira; ainda o Nafarroa Oinez, a festa do euskara e das ikastolas navarras, que se «joga em casa» de Floren, Tafalla. (Info7 Irratia) / Mais info sobre a Conferência: Gara

Leituras
«El "conflicto vasco" y el "irlandés" no tienen nada que ver. Dicen», de Borroka Garaia (kaosenlared.net)
Parece que últimamente está de moda otra vez esta frase lapidaria. Suena mucho en ambientes españolistas.

«Nuevos escenarios», de Mikel SORAUREN, historiador (boltxe.info)
La desaparición de la lucha armada de nuestro horizonte parece abrir paso a un nuevo escenario en el que resultará más eficaz la acción política de los soberanistas. Convendría que no nos precipitáramos esperando resultados inmediatos.