domingo, 16 de outubro de 2011

«Egunkaria»: os processados na parte económica temem que o PP vença a 20 de Novembro

Os imputados na parte económica do diário Egunkaria pediram na sexta-feira o apoio da sociedade basca, «temendo» que a eventual chegada do PP ao Governo espanhol possa afectar este caso, agora nas mãos de um tribunal de Donostia. Sete dos oito arguidos estiveram à frente de uma concentração que decorreu no parque cultural Martín Ugalde, em Andoain (Gipuzkoa), na qual afirmaram que continuam a necessitar do apoio da sociedade, pois consideram que ainda não estão «fora de perigo».
As pessoas que se juntaram no parque estavam atrás de uma faixa com o lema «Egunkaria libre. Para poder vivir libre en el mundo», que Joan Mari Torrealdai, Iñaki Uria, Joxemari Sors, Ainhoa Albisu, Mikel Sorozabal, Begoña Zubelzu e Fernando Furundarena, sete dos processados, seguravam. O oitavo arguido, Txema Auzmendi, encontra-se em Cuba como missionário.
Fonte: Gara

Ver também: «Auzia itxi gabe PP itzuliko den beldur dira 'Egunkaria'-ko atal ekonomikokoak», de Koldo ALDABE (Berria)

Termina o julgamento relativo à mobilização anti-TGV de Urbina
O julgamento, que se iniciou na semana passada na Audiência Provincial de Araba, terminou com a visionamento dos vídeos policiais. Umas filmagens em que, segundo a plataforma AHT Gelditu!, não se vê «uma única imagem» que evidencie uma atitude violenta por parte dos manifestantes.
Num comunicado, a plataforma contra o TAV salientou o facto de nas imagens filmadas pela Polícia autonómica se observarem «fragmentos de uma protesto pacífico violentamente interrompido pela Ertzaintza».
No entanto, nem isto nem as múltiplas contradições dos agentes da Ertzaintza na primeira sessão do julgamento tiveram qualquer influência na Procuradoria, que voltou a pedir dois anos prisão por desordem pública para quatro dos arguidos.
Agora, Justo Arriola, Aitor Aspuru, Ekaitz Lotina, Imanol Madariaga e Julio Villanueva aguardam pela decisão judicial.
O outro detido, Pablo Remirez, já foi condenado na semana passada, depois de a sua advogada ter chegado a acordo com a magistrada do MP para reduzir a eventual pena de quatro anos de prisão para um ano e uma multa. / Ion SALGADO
Fonte: Gara

Ver também: «O julgamento relativo aos acontecimentos de Urbina», de AHT Gelditu! Elkarlana (lahaine.org)