Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz em 2001, vai liderar a delegação internacional que participa na conferência que se realizará na segunda-feira em Donostia, e será acompanhado pelo presidente do Sinn Féin, Gerry Adams, o ex-primeiro-ministro irlandês Bertie Ahern, o ex-ministro do Interior francês Pierre Joxe e a ex-primeira-ministra norueguesa Gro Harlem Brundtland. Tony Blair não estará presente em Donostia por questões de agenda, sendo substituído por Jonathan Powell. A conferência começa às 14h00 e realiza-se à porta fechada.
Vídeo: Conferência de imprensa dos organizadores
Estas figuras internacionais devem chegar ao Palácio de Aiete pelo meio-dia, e a Conferência inicia-se às 14h00. Realizar-se-á à porta fechada, e nela estarão os partidos políticos e agentes sindicais que confirmaram a sua participação, e termina às 17h00, altura em que a delegação internacional deverá proceder à leitura das conclusões da conferência.
No encontro estarão representantes do PNV, do PSE-EE, esquerda abertzale, EA, Alternatiba e Aralar, Ezker Anitza, Ezker Batua, do PS francês, UMP e Modem. O PP e a UPyD recusaram-se a participar; Paul Ríos disse «respeitar» esta decisão.
Confirmaram ainda a sua presença representantes dos sindicatos ELA, LAB, CCOO e UGT.
Notícia completa: Gara
«Del Palacio de Aiete franquista a la Casa de la Paz vasca, todo un signo para un cambio de era» (editorial do Gara)
Ver também: «Kofi Annan, Bertie Ahern eta Gerry Adams Donostiako konferentziara etorriko dira, astelehenean» (Berria)
«O PP: tão xenófobo, tão racista e tão fascista como sempre» (SareAntifaxista)
Esteban González Pons, vice-secretário de Comunicação do PP: «"Los extranjeros" que vienen a una "supuesta" conferencia de paz en Euskal Herria "pensando que están en Irlanda o en Sudáfrica, realmente no tienen ni puñetera idea del país en el que se encuentran"».
Na imagem de cima, Paul Ríos e Silvia Casale, no decorrer da conferência de imprensa, ontem à tarde em Donostia.