segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Boas-vindas abertzales aos jovens do Uxotegi Gaztetxea

A esquerda abertzale da Parte Velha donostiarra deu, na quinta-feira passada, as boas-vindas aos jovens do gaztetxe Uxotegi, ocupado desde o dia 24 de Setembro, e agradeceu-lhes por «darem vida ao bairro».
Num comunicado, a esquerda abertzale referiu que, desde a entrada dos jovens no gaztetxe, estes não só travaram a degradação do edifício como o têm vindo a reabilitar, pouco a pouco.
No comunicado, a esquerda abertzale afirma que andava há anos a reivindicar «a necessidade de um espaço autogerido para os jovens». «Um espaço em que pudessem levar por diante as suas iniciativas», acrescenta. O grupo independentista espera que o Governo local responda «de forma positiva» a esta ocupação.
Por seu lado, o autarca, Juan Karlos Izagirre, anunciou que no próximo dia 17 de Outubro haverá uma «comissão informativa» para abordar este assunto.
Fonte: Gara

O gaztetxe de Lizarra nasceu há quinze anos dentro do quartel militar
Gara, Lizarra * E.H.
O Kukutza III caíu. Para a rede de gaztetxes de Euskal Herria o golpe foi duro, mas não letal. Em Lizarra estão em festa, fazem 15 anos e demonstram que um outro modelo de sociedade é possível, pese embora o apoio da Câmara Municipal, governada pela UPN, ser nulo. O dia grande deste aniversário foi no sábado, mas os actos comemorativos vão prolongar-se até dia 16. / Aritz INTXUSTA
Fonte: SareAntifaxista