quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Grande apoio à manifestação de sábado, em Arbizu, contra os julgamentos políticos

Maitane Intxaurraga, habitante de Arbizu (Nafarroa), vai ser julgada na semana que vem na AN espanhola por causa da sua militância política, juntamente com outros oito navarros. Na terça-feira, decorreu uma conferência de imprensa na localidade navarra para apresentar a manifestação convocada para este sábado pelo movimento Eleak e e para divulgar os apoios recebidos.
A manifestação parte às 20h00 da Praça de Arbizu.
Em baixo, a lista de todas as pessoas e entidades que apoiam a iniciativa.
VER: ateakireki.com

A Audiência Provincial confirma a condenação de um vereador do PSN de Uharte e de um agente da Polícia Nacional por espancarem um menor nos sanfermines de 2010
A Primeira Secção da Audiência Provincial de Navarra confirmou a sentença que condenou o vereador do PSN em Uharte Koldo García Izaguirre e um agente da Polícia Nacional pela tareia que deram a um menor de idade nas festas de San Fermin de 2010. Foram ambos condenados em Junho último a uma multa de 60 dias como autores criminalmente responsáveis de um crime de ofensas corporais, mas o advogado de defesa recorreu.
Agora, a Audiência Provincial confirma que o jovem, que tinha então 16 anos, entrou no bar Stadium na noite de 11 de Julho de 2010 para acompanhar a sua namorada, que queria ir à casa de banho. Ali, o polícia agora condenado criticou-o por levar uma T-Shirt com a inscrição «independentzia» e disse-lhe que «desandasse», «agarrando-o pelo braço com força e empurrando-o até à rua». No exterior, o polícia agrediu o menor por diversas vezes. Nesse momento interveio Koldo García Izaguirre, que agarrou o jovem e o levou pelo ar até ao lado de fora do bar Sol, «onde o agarrou pelo pescoço e lhe bateu». Então interveio a Guarda Civil, que levou o menor, detido, pela alegada prática do crime de «enaltecimento do terrorismo», acusação que foi arquivada posteriormente.
O vereador, cabeça-de-lista do PSN em Uharte, já tinha sido condenado em 1995 a uma pena de prisão por agredir um opositor ao aterro de Aranguren, mas foi posteriormente indultado pelo Governo de Aznar.
Fonte: ateakireki.com