terça-feira, 11 de outubro de 2011

Organizações solidárias com o povo basco protestaram em frente à Casa de Madrid em Buenos Aires

Mais uma vez, uma instituição espanhola em Buenos Aires foi palco dos protestos de organizações sociais que se manifestaram em solidariedade com as presas e os presos políticos bascos e contra a escalada repressiva sobre a esquerda independentista.
Neste caso, tratou-se da Casa de Madrid, que se encontra situada no centro da cidade. Até ali deslocaram-se, com bandeiras bascas e das suas organizações, numerosos membros dos EHL (Amigas e Amigos do Povo Basco), entidade que convocou o protesto. Todos eles gritaram contra a monarquia espanhola e pela liberdade dos cerca de 700 presos bascos.

Em frente ao local instalou-se uma rádio aberta, onde, para além se ouvir o «Eusko Gudariak» (hino do soldado basco) e música de Euskal Herria, falaram, entre outros, representantes da Convocatoria para la Liberación Nacional y Social, das Asambleas del Pueblo, do Resumen Latinoamericano, da OLP, do Quebracho, do FAR-MTR e da Torre. Todos eles realçaram o facto de, precisamente num momento em que a esquerda independentista aposta na via política, o Estado espanhol intensificar as condenações e a repressão sobre aqueles que lutam.

Recordou-se o caso dos membros da direcção abertzale, Arnaldo Otegi, Rafa Diez e outros militantes, que acabam de ser condenados - outra vez - a dez anos prisão. Ou o dos militantes internacionalistas que podem vir a ser novamente encarcerados, por uma questão de pura arbitrariedade de uma justiça fascistóide.
Fonte: askapena.org

A AN intima 19 pessoas, ainda na sequência da entrada da Ertzaintza nas txosnas de Bilbo em 2009
O juiz Ismael Moreno intimou 19 pessoas a comparecerem na Audiência Nacional espanhola, imputadas por um delito de «enaltecimento do terrorismo» em Bilbo durante a Aste Nagusia (Semana Grande) de 2009. Esta decisão surge na sequência da reabertura da investigação, que foi decretada pelo tribunal especial espanhol no passado dia 27 de Setembro, depois de deferir o recurso de apelação interposto pela associação de extrema-direita Dignidad y Justicia contra o arquivamento do caso, a 11 de Julho. De acordo com a agência Efe, seis dos imputados têm de ir a Madrid no dia 17 de Outubro, outros seis no dia 18 e os restantes no dia 19.

Os incidentes da Aste Nagusia de 2009 ocorreram depois de Rodolfo Ares, recém-chegado ao Departamento do Interior, ter anunciado que não ia tolerar «nenhum espaço de impunidade». Depois de incidentes similares noutras localidades, a Ertzainza irrompeu também no recinto das txosnas de Bilbo, retirando faixas e fotos que se encontravam colocadas nos espaços ocupados pela Kaskagorri e pela Txori Barrote.
Notícia completa: Gara