sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Milhares de pessoas pedem ao Governo de Iruñea que trave os cortes na educação e a Polícia carrega sobre os estudantes

A manifestação convocada para ontem ao meio-dia pelos sindicatos LAB, STEE-EILAS, CCOO, CSIF e ELA juntou milhares de pessoas em Iruñea, que queriam protestar contra os cortes que o Departamento da Educação do Executivo foral está a efectuar no sector.

Fotos: Nafarroako hezkuntza arloan greba (Berria)

A manifestação, liderada por uma faixa com o lema «Por una educación pública de calidad. Hezkuntzan murrizketarik ez!», percorreu a Alde Zaharra de Iruñea e terminou em frente ao Parlamento, onde deputados do Bildu, NafarroaBai e I-E mostraram a seu apoio aos docentes.

Em Lizarra e Tutera também houve manifestações, que contaram com a adesão de forças políticas como Bildu, Aralar, NaBai e I-E.

A jornada de greve convocada para ontem, para a qual estavam chamados mais de 8100 professores, foi «um êxito", de acordo com os sindicatos, que apontaram para uma incidência na ordem dos 70%. Em municípios como Berriozar, Bera, Altsasu, Etxarri, Olazagutia, Irurtzun ou Leitza, entre outros, a adesão foi total, segundo as mesmas fontes.
Cargas em Iruñea
No final da mobilização de Iruñea, um grupo de alunos, na sua maioria da Secundária, dirigiu-se à sede do Dep. de Educação e, ali, a Polícia Foral carregou sobre eles.

As cargas repetiram-se depois por toda a Alde Zaharra, onde a Polícia espanhola tinha montado um amplo dispositivo.

Esta mobilização foi o culminar de uma série de protestos dos docentes do Ensino público contra os cortes no Departamento dirigido por José Iribas. Na terça-feira houve uma paragem de duas horas e no sábado passado teve lugar uma grande manifestação pelas ruas de Iruñea com o objectivo de defender uma educação pública e de qualidade.
Fonte: Gara