quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O julgamento de Andoni Zengotitabengoa prossegue no final do mês

O tribunal português que está a julgar Andoni Zengotitabengoa (Elorrio, Bizkaia) decidiu convocar outra sessão, para 27 de Outubro, para ouvir mais testemunhas.

Os três magistrados que presidem ao julgamento do Andoni decidiram prolongar a audiência oral pela segunda vez, após as quatro sessões que decorreram nos dias 13 e 14 de Setembro e nos dias 3 e 4 de Outubro.
Andoni Zengotitabengoa foi detido a 12 de Março do ano passado no aeroporto de Lisboa. Na altura, as agências espanholas divulgaram a versão segundo a qual a detenção ocorreu quando o preso político basco tentava entrar num avião com destino a Caracas com um passaporte mexicano falso.

Amigos de dois presos políticos sofrem um acidente de viação
De acordo com informações divulgadas pela Etxerat, dois amigos dos presos políticos bascos Paula Rodriguez e Juantxu Tobalina sofreram um acidente de viação no sábado passado perto de Salamanca, depois de terem realizado a visita na prisão de Cáceres.
As mesmas fontes referiram que as duas vítimas tiveram de ser atendidas num centro hospitalar, apresentando ferimentos ligeiros.
Fonte: Gara

Ver também:
«Advogado de etarra considera que foram feitas buscas ilegais que podem invalidar provas» (rtp.pt)
O advogado de Andoni Fernandez, alegado etarra que está a ser julgado em Caldas da Rainha, considera que foram feitas buscas ilegais na casa de Óbidos que poderão invalidar provas e fazer cair parte da acusação.
[A notícia contém diversas informações sobre a nova sessão do julgamento do "etarra" em título e "alegado" no cabeçalho, marcada para 27 de Outubro, e ainda declarações proferidas pelo advogado de defesa.]

Ver também: «'Jando'ren epaiketak aurrera darrai Portugalen» (altzoan.com)

Entretanto, foi lançada nas redes sociais a campanha «Vamos escrever uma carta ao Andoni».
Andoni Zengotitabengoa Fernández
Estabelecimento Prisional de Monsanto
Av. 24 de Janeiro
1500 Lisboa