Na tarde de dia 8 de Março de 1976, na localidade biscainha de Basauri, as armas da Guarda Civil dispararam fogo real sobre um grupo de manifestantes que protestavam contra a morte em Gasteiz, cinco dias antes, de cinco trabalhadores, vítimas também de fogo real disparado pelas forças repressivas, nesse caso pela Polícia Armada. Os tiros que naquele dia 8 foram disparados em Basauri tiraram a vida ao jovem habitante dessa localidade Vicente Antón Ferrero, com 18 anos de idade, que passou a ser uma das vítimas do último período do regime franquista, uma das chamadas vítimas do tardo-franquismo.
VER: Ahaztuak 1936-1977 via kaosenlared.netA Herriko Taberna da Alde Zaharra de Bilbo foi atacada no sábado
No sábado passado, dia 1 de Outubro, a Errondabide Kultur Elkartea foi atacada por desconhecidos. Por volta das 5h30 da madrugada, havia um incêndio na Herriko Taberna da Erronda kalea. No interior, não há a registar grandes estragos, mas as janelas deixam bem à vista os danos causados pelo fogo.
Quando o incêndio começou, apareceram alguns habitantes do bairro; a Ertzaintza e os bombeiros também. Até ao momento não há informações sobre causadores do incêndio, mas, depois dos trabalhos de limpeza e reparação, a Errondabide regressou à normalidade.
Da parte da Herriko Taberna da Parte Velha de Bilbo, afirmaram que este foi o terceiro ataque que sofreram; o segundo nos últimos dois anos.
Fonte: Bilbo Branka