sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Cada preso político basco solicitou já a sua transferência para Euskal Herria

Aqueles que cumpriram três quartos da pena, os que têm doenças graves e os que viram a sua pena aumentada em função da aplicação da chamada «doutrina Parot» reclamaram também a sua libertação, pedido que foi acompanhado por textos solidários do resto do EPPK.
Iñaki IRIONDO / VER: Gara

Vídeo: «A bola está do lado dos governos» (ateakireki.com)

«A Amaiur pede no Congresso que se aborde o novo cenário "com determinação, ambição e coragem"» (Gara)
Acompanhado por mais quatro deputados da coligação independentista, o porta-voz da Amaiur, Xabier Mikel Errekondo, deu uma conferência de imprensa para reclamar uma mudança na política penitenciária que inclua a aproximação dos presos políticos a Euskal Herria, a libertação dos têm doenças graves ou tenham cumprido três quartos da pena a que foram condenados, a liberdade condicional para os que se encontram em regime de prisão preventiva e a derrogação da que é conhecida como «doutrina Parot».

«O exemplo vivo de que os presos nunca estiveram nem estarão sozinhos», de Ramón SOLA (Gara)
Blanca Antepara foi o rosto da «mãe coragem» que há sempre por trás dos presos, refugiados e perseguidos bascos. Também do sofrimento que trazem consigo: continuou a falar diariamente com o seu filho Iñaki, morto em Morlans - «e, às vezes, até o vejo de manhã». Desde então, foi mãe para todo um colectivo.

Resumenlatinoamericano.org: «A manifestação de Bilbo foi colossal!»
Fonte: pakitoarriaran.org