quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Egin Dezagun Bidea: «Já está na altura de os estados darem algum passo no caminho que a grande maioria deste povo quer trilhar»

Numa conferência de imprensa que decorreu na capital navarra, os representantes da Egin Dezagun Bidea Jon Garai e Fran Balda, em castelhano e euskara, respectivamente, fizeram uma avaliação da «colossal e histórica» manifestação que no sábado juntou cerca de 110 000 pessoas para reclamar o fim da política prisional de «repressão e vingança».

Garai, que considerou a mobilização como «uma fotografia da maioria da sociedade que quer dar passos em direcção à paz», disse que, a partir deste momento, «estas mobilizações para reclamar uma mudança imediata da política penitenciária se vão multiplicar por todos os bairros e localidades».

O porta-voz da Egin Dezagun Bidea realçou que esta exigência «vai estar nas ruas e nas instituições», pois, lembrou, «nas próximas semanas» vão estar presentes numa sessão de trabalho no Parlamento de Iruñea para «pedir a todos os partidos aquilo que a maioria dos cidadãos está a pedir, passos irreversíveis e em sentido positivo que conduzam à paz para todos».

Tal como afirmou, «os presos e as suas famílias também precisam da paz», tendo rejeitado a actual «política penitenciária de guerra e vingança» que «provoca sofrimento todos os dias».

«Já está na altura de os estados darem algum passo no caminho que a grande maioria deste povo quer trilhar», reivindicou Garai, ao mesmo tempo que criticou o facto de o Governo de Mariano Rajoy «não se ter mexido minimamente» a este respeito.

Por tudo isto, o representante da Egin Dezagun Bidea defendeu que «está na altura» de libertar os «presos doentes, os que cumpriram a sua pena na íntegra, os que já cumpriram três quartos, bem como de libertar os presos preventivos e de acabar com a dispersão».

Em seu entender, «o reagrupamento dos presos navarros em Iruñea» é «uma questão vital na humanização do conflito», além de uma oportunidade para que os presos «se possam organizar, debater e continuar a dar o seu contributo juntamente com os restantes agentes no caminho para a resolução e uma paz duradoura e estável». / Fonte: Gara

Notícia mais desenvolvida: «"Bastava aplicar a lei e acabar com as medidas de excepção" para que 50 presas e presos navarros pudessem sair em liberdade» (ateakireki.com)

Vídeo da conferência de imprensa (Gara)

#kolosala, vídeo
Egindezagunurratsa ekimenak bideo bat egin du larunbatean Bilboko manifestazioaren inguruan Twitterren izan ziren iruzkinekin. Kolosala izan da! / Fonte: ateakireki.com e Berria