sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Esquerda abertzale, Aralar, EA e Alternatiba vão manifestar-se a 11 de Fevereiro pela «mudança social»

A esquerda abertzale, o Aralar, o EA e a Alternatiba convocaram manifestações para dia 11 de Fevereiro «pela mudança social e contra a reforma neoliberal». As mobilizações, que vão decorrer em Iruñea, Donostia, Gasteiz e Bilbo, terão como lema «Erantzuna gure esku. Erabakia gure esku» [A resposta nas nossas mãos. A decisão nas nossas mãos] e visam reclamar a soberania política e económica.

A iniciativa foi dada a conhecer ontem, em Bilbo, pelos representantes da esquerda abertzale Maribi Ugarteburu e Txelui Moreno, a dirigente do Aralar Maite Sarasua, o secretário-geral do EA, Pello Urizar, e o porta-voz da Alternatiba, Oskar Matute.

Em sua opinião, «é tempo de dizer "basta" às medidas que estão a ser tomadas». Afirmaram que existe uma «ditadura dos mercados», e que, com estas medidas, o Governo espanhol, quer pôr em marcha um «processo de centralização».

Os partidos presentes na conferência de imprensa expressaram a sua adesão à mobilização convocada por agentes sociais e sindicais para dia 4 de Fevereiro em Bilbo, e também à que, no mesmo dia, terá lugar em Donostia contra «as grandes infra-estruturas». / Fonte: Berria