quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

No sábado, reivindicação dos direitos civis e políticos em Gasteiz

O colectivo Ekaitz Etxean! convocou uma manifestação para este sábado (Gasteiz, 19h00, Iparralde Gizarte Etxea) em defesa do jovem Ekaitz Samaniego, mas a mobilização não se vai cingir à denúncia da sua situação, pois nela vão ser reivindicados os direitos civis e políticos de um modo geral.

Samaniego (Gasteiz, 21 anos) pode ser detido a qualquer momento, para cumprir sentença. A Audiência Nacional condenou-o a uma pena de sete anos e meio, e o Supremo juntou-lhe mais um ano, por alegadamente ser membro da organização juvenil Segi e pela participação numa acção de violência urbana. O jovem negou as acusações, e a defesa confirmou não existirem provas contra ele.

Numa conferência que hoje decorreu em Gasteiz, o colectivo citado disse que «não é justo o que estão a fazer a Ekaitz, como não é o facto de haver mais de 120 pessoas presas na sequência de processos políticos e mais de 180 a aguardar julgamento». «Este sábado, convidamos todas as pessoas que consideram que a defesa dos direitos civis e políticos é coisa de todos, que pensam que já basta, a darem mais um passo. Isto é um começo, não um fim».

No final da manifestação, o testemunho será cedido «de forma simbólica» às 21 pessoas de Laudio e Amurrio imputadas por reclamarem o direito à participação política e que incorrem numa pena de 88 anos de prisão.

No final de Dezembro, 70 pessoas participaram numa iniciativa solidária com Ekaitz Samaniego na igreja de Los Angeles, em Gasteiz. O jovem também participou, mas depois escondeu-se, para não ser preso e «deixar em evidência esta injustiça». / Fonte: Berria

Bertsos e mensagem de Ekaitz Samaniego
Mensagem mais recente do jovem gasteiztarra Ekaitz Samaniego (com legendas em castelhano). / Fonte: ekaitzetxean