quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sequelas da ilegalização: dois ex-autarcas de Laudio desmentem as alegadas agressões da sessão de Câmara de 2003


Pablo Gorostiaga, autarca de Laudio até 2003 pela esquerda abertzale e actualmente a cumprir pena de prisão relacionada com o «processo 18/98», afirmou que, naquela sessão de constituição da Câmara, «queríamos denunciar o facto de termos sido marginalizados da política municipal, pois não pudemos participar nas eleições, nem poderíamos depois, como o tínhamos feito até então».

Questionado pelo MP, Gorostiaga disse que, enquanto ele esteve dentro da sala, a situação foi de «absoluto respeito» e que os participantes estavam a participar num protesto pacífico contra a ilegalização da candidatura da Laudio Aurrera.

Por seu lado, o jeltzale Jon Karla Menoyo, autarca que assumiu o cargo em 2003, afirmou não ter ouvido gritos ou visto agressões na sala. «Não vi nenhuma agressão, nem risco para a integridade física», disse.
Para além disso, acha que procedeu de forma «correcta» ao não solicitar a intervenção da Ertzaintza, tal como lhe foi pedido pelos vereadores do PP.

Entre as testemunhas de acusação que ontem depuseram, encontra-se o actual delegado do Governo espanhol na CAB, Carlos Urquijo, que afirmou, por videoconferência, que a sessão decorreu «de forma clandestina» e que existiu «intenção de ameaçar e coagir».

Escoltas e ertzainas
Um dos escoltas que ontem depuseram afirmou, no início da sua intervenção, não ter presenciado qualquer agressão, mas depois, após a insistência da acusação particular, disse ter visto pontapés e socos.
Um ertzaina, por seu lado, disse só ter visto uma cuspidela e uma «bola de papel» lançadas a Urquijo.

O julgamento prossegue na segunda-feira, com sessões de manhã e à tarde.

Na sessão de terça-feira, foram projectados dois vídeos sobre o protesto de 2003, não se identificando o autor de qualquer agressão.
Apesar de os vídeos não corroborarem a versão apresentada pelos eleitos unionistas, estes reiteram o seu posicionamento, embora reconhecendo, na maioria dos casos, que não podiam imputar nenhum facto concreto aos 19 habitantes de Aiara que se sentam no banco dos réus. / Fonte: Gara

Paródia do rei: juiz não impõe medidas cautelares à autarca e a habitante de Altsasu
O juiz da Audiência Nacional espanhola Santiago Pedraz não impôs medidas cautelares a Garazi Urrestarazu, autarca pelo Bildu da localidade navarra de Altsasu, e outro habitante da localidade, a quem imputa os delitos de «injúrias à coroa» e «ultraje a Espanha» pela realização da paródia «El discurso del Rey». / Mais info: Gara
Fonte: SareAntifaxista

Leitura: «Españoles: "Fraga hil da"», de Jon ODRIOZOLA (lahaine.org)
Resulta divertido ver cómo tildan a Fraga -el reverenciado Don Manuel- una vez occiso. Tenía «el Estado en la cabeza», dicen, y, los más osados, que era «peculiar». Cualquier eufemismo sirve con tal de no llamarle por lo que realmente era: un fascista.