terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Homenagem simples aos irmãos «Txapela», em Derio

Gara, Derio * E.H.
No domingo, ao meio-dia, a Praça Aldekone, muito próxima do local onde viveram os irmãos «Txapela», na localidade biscainha de Derio, foi o palco de uma sentida homenagem a Jon Ugutz e Mikel Goikoetxea, mortos pela Guarda Civil e pelos GAL há 40 e 28 anos, respectivamente. No acto estiveram presentes 400 pessoas.

Jon Ugutz Goikoetxea Elorriaga caiu abatido pelas balas da Guarda Civil no dia 15 de Março de 1972, em Elizondo, quando ele e outros voluntários da ETA depararam com um controlo montado por agentes do instituto armado espanhol. Depois de uma primeira troca de tiros da qual o deriotarra e mais dois companheiros conseguiram fugir, o primeiro viria a ser localizado pelos guardas civis, algumas horas depois, quando ia atravessar a fronteira pelos montes, sendo atingido pelas costas.

O seu irmão, Mikel, que se encontrava refugiado em Ipar Euskal Herria [País Basco Norte], foi alvo de um atentado em Donibane Lohizune (Lapurdi). Faleceu num hospital de Bordéus alguns dias depois de ter sido atingido por disparos de um grupo de homens ligados aos GAL, no dia 28 de Dezembro de 1983.

A sentida homenagem dos habitantes de Derio a ambos os irmãos contou com a actuação de bertsolaris e um dantzari, que dançou um aurresku em sua honra, antes de uma pequena intervenção em que se glosou a figura de Jon Ugutz e Mikel Goikoetxea Elorriaga, bem como as circunstâncias violentas em que ocorreram as suas mortes às mãos da Guarda Civil e dos GAL. / Fonte: Gara via SareAntifaxista

Ver também: «Urquijo e Alba tomam posse como delegados do Governo espanhol na CAB e em Nafarroa» (Gara)