quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

KM-0 e Activestills: olhares sobre os conflitos basco e palestiniano


Dois membros das plataformas Km-0 e Activestills explicam a importância de colocar ao alcance de todos a fotografia documental, utilizando para tal o espaço público. Os seus trabalhos centram-se em Euskal Herria-Estado Espanhol e Israel-Palestina, respectivamente.

«Km-0: "Las mil caras de la dispersión"» é um projecto documental que narra as vivências dos familiares e amigos das presas e presos políticos bascos nas suas deslocações às prisões. Esta quinta-feira, às 19h30, o documentário KM-0 será apresentado na Zabaldi (Praça Nabarreria, Iruñea), no âmbito da sua programação «Cine pobre».

Desde o início, o Km-0 viu a necessidade de participação e de compromisso por parte dos cidadãos bascos. Distribuiu milhares de fotografias de carácter documental, para que centenas de mãos anónimas e solidárias, uma vez mais, as espalhassem pelas ruas e pelos bairros de Euskal Herria. O KM-0 tomou como referência o trabalho realizado pelo colectivo Activestills e as suas exposições de rua no Estado de Israel e na Palestina. / Fonte: ateakireki.com