quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A Ertzaintza entrou na Hala Bedi Taberna e fez ameaças

No dia 19 de Dezembro, um grupo de pessoas que trabalham no ramo da indústria hoteleira de Gasteiz juntou-se na Hala Bedi Taberna, com o propósito de divulgar a dinâmica da Egin Dezagun Bidea em defesa dos direitos dos presos políticos bascos e de incentivar outros trabalhadores do ramo a participarem nela.

No dia seguinte à conferência de imprensa, 20 de Dezembro, diversos agentes da Ertzaintza entraram na Hala Bedi Taberna com o pretexto de que tinham uma ordem para retirar dali um cartaz solidário com os presos políticos bascos. O barman que ali estava a trabalhar foi identificado; informaram-no ainda de que iria ser alvo de um processo por causa do cartaz.

Esta ocorrência deixa bem claro, mais uma vez, a perseguição e a criminalização de que são alvo as pessoas que se solidarizam com os presos políticos. / Notícia completa: gazteiraultza.info

Denunciam presença policial «asfixiante» em Zornotza
O Movimento pró-Amnistia de Zornotza fez saber que a presença da polícia à paisana na localidade tem sido «asfixiante» nos últimos meses. Várias testemunhas denunciaram a este órgão a presença dos «paisanas» nas ruas e nas tabernas. Afirmaram ainda que carros camuflados da Polícia têm sido vistos às voltas pela localidade biscainha.
A este respeito, o Movimento pró-Amnistia afirmou que, para conquistar a democracia e a liberdade, é essencial acabar com a repressão de todas as forças policiais. / Fonte: Gara