quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O aspirante da DNE renuncia à Câmara Municipal de Garinoain

Gonzalo Vicuña, cabeça-de-lista da Derecha Navarra y Española (DNE), comunicou à secretaria da CM de Garinoain (Nafarroa) que renuncia ao seu cargo de vereador e, como tal, a ocupar o lugar de Presidente de uma autarquia que alcançou no dia 20 de Novembro com apenas 5,6% dos votos.

Perante esta situação, foi convocada para hoje ao meio-dia uma sessão plenária para eleger o autarca. Vamos ver se os restantes «eleitos» da DNE vão aparecer nessa sessão. Na da tomada de posse que ia ter lugar na sexta-feira passada estiveram cinco dos sete representantes da força de extrema-direita, tendo faltado Vicuña e Luis Beaumont. Os cinco que se apresentaram tomaram posse, mas adiaram a votação para a eleição do presidente.

Os habitantes de Garinoain fizeram frente à sua nova Câmara e concentraram-se em frente às portas do edifício. A praça amanheceu decorada com crepes negros e com faixas em que se lia «Contra los especuladores políticos», «No nos representáis» e «No queremos a los amigos de los proxenetas».
As pessoas apareceram vestidas de negro e receberam o apoio de deputados da Izquierda-Ezkerra e do Bildu, bem como de autarcas de localidades próximas do vale de Orbaibar.

Concentração hoje
Para hoje convocaram outra concentração «pacífica e silenciosa» em frente à Câmara Municipal, tendo pedido às pessoas que vão vestidas de negro, tal como na sexta-feira.
A presidente da DNE, Nieves Ciprés, disse à agência Efe que na sessão de hoje vão tomar posse os vereadores substitutos de Vicuña e de Beaumont. / Fonte: Gara e SareAntifaxista