sábado, 28 de janeiro de 2012

Esquerda abertzale: «O PP segue pela via contrária à das soluções»

Numa conferência que decorreu em Donostia, a esquerda abertzale analisou a situação política basca actual, tendo afirmado que o processo de soluções avança, pese embora a estratégia de «bloqueio» do PP e do Governo de Mariano Rajoy, que acusou de ser o «expoente máximo do imobilismo», ao ater-se a uma política penitenciária de excepção que, de forma colectiva, é aplicada aos presos políticos bascos.

A força independentista considera também «totalmente irresponsável» que o PP e, «sobretudo», o Ministério do Interior recorram à «intoxicação» para «retirar credibilidade a algo tangível: a luta armada da ETA terminou».

Outro dos traços da política do Governo espanhol, acrescentou, é a «utilização de velhas receitas», que «em nada contribuem para o novo tempo aberto no nosso país». «O PP agarra-se à repressão política, de que tivemos variadíssimos exemplos nas últimas semanas: detenções, julgamentos e sentenças políticas...», referiu, para mencionar especialmente o facto de se ter marcado data para a realização do julgamento das pessoas acusadas de promover a plataforma eleitoral D3M.

A esquerda abertzale retira uma conclusão «clara» desta situação: «o PP tem medo de um cenário de soluções, do diálogo político e da livre confrontação de ideias e projectos».

No entanto, «o processo de soluções avança», e a prova disso são, segundo sublinhou, as conclusões que a Comissão Internacional de Verificação (CIV) transmitiu a diversos agentes políticos, sindicais e sociais. «O facto de a Comissão manter contacto directo com a ETA e de a ETA manter os compromissos assumidos são reflexo do envolvimento da comunidade internacional», disse.

A esquerda abertzale aplaudiu também a decisão tomada quase por unanimidade na Assembleia Nacional francesa, bem como a atitude mostrada por quase todos os partidos políticos do espectro parlamentar francês. / Notícia completa: Gara