domingo, 22 de janeiro de 2012

Centenas de pessoas apoiam 19 habitantes de Laudio e Amurrio que vão ser julgados na AN

Cerca de 500 pessoas expressaram o seu apoio aos dezanove habitantes de Laudio e Amurrio (Araba) que vão ser julgados na Audiência Nacional espanhola a partir de segunda-feira por causa de um protesto levado a cabo em 2003, após a ilegalização da esquerda abertzale, durante uma sessão de Câmara em Laudio.

No âmbito da jornada de solidariedade para com estas pessoas convocada para ontem, na qual também se fazia a defesa dos direitos civis e se repudiava os julgamentos políticos, na parte da manhã centenas de pessoas juntaram-se em Laudio para participar numa foto; depois, seguiu-se um almoço; e para o final da tarde estava prevista uma manifestação.

Os factos que estão na base do processo movido contra estas dezanove pessoas ocorreram em 14 de Junho de 2003, quando 2033 laudioarras ficaram sem representação política por causa da ilegalização. Na sala de plenários juntaram-se cerca de 200 pessoas em defesa dos direitos civis e políticos, expressando o seu apoio ao até então autarca Pablo Gorostiaga e a sua discordância com a Lei de Partidos de forma pacífica (com faixas e apitos).

Passados quase nove anos desde aquele protesto, 17 laudioarras e 2 amurrioarras vão ter de comparecer na AN espanhola a partir de segunda-feira para serem julgados. Para todas estas pessoas são pedidas penas de prisão, que variam entre os 3 e os 6 anos, ou seja, 88 anos no total. / Fonte: Gara

Notícia mais desenvolvida: «Enfrentando 88 anos de prisão por protestar numa sessão de Câmara», de Nerea GOTI (Gara)

«Instamos al Estado español a impedir el acto de venganza previsto en la Audiencia Nacional contra 19 vecinos de Aiaraldea», de Ezker Abertzalea (ezkerabertzalea.info)