segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Reivindicam a vigência do Movimento dos Autarcas de 1977

Etxarri Aranatz foi o palco de um acto comemorativo do Movimento de Autarcas no qual se destacou que, 35 anos depois, as mesmas reivindicações continuam vigentes.

Vídeo: Acto comemorativo em Etxarri Aranatz (Gara)

Vários dos promotores daquele manifesto subscrito no dia 16 de Janeiro de 1977 em Etxarri Aranatz (Nafarroa), entre os quais se encontrava o ex-lehendakari Carlos Garaikoetxea, assistiram ao acto celebrado no domingo de manhã na mesma localidade.
Segundo realçaram, continuam vigentes hoje em dia as reivindicações feitas em 1977, como é o caso da amnistia, da oficialização do euskara e da recuperação da soberania.

O acto foi convocado em homenagem aos autarcas que promoveram o manifesto, e a figura de José Luis Elkoro, que participou como presidente da Câmara de Bergara, foi evocada. Elkoro não pôde estar presente porque se encontra detido em regime de prisão domiciliária, com problemas de saúde, depois de ter sido condenado no «processo 18/98».

No acto, o autarca de Etxarri Aranatz, Joxi Bakaikoa, disse que vão continuar a dar passos para a «construção de Euskal Herria».
Para finalizar a comemoração, colocaram uma ikurriña na varanda da Câmara Municipal, pois actualmente, tal como o era em 1977, continua a ser ilegal colocar nos edifícios públicos de Nafarroa. / Fonte: Gara

Crónica: «35 anos depois, as exigências do Movimento de Autarcas continuam vivas», de Martxelo DÍAZ (Gara)
Em 1977, a Guarda Civil impediu a passagem a umas 100 000 pessoas que se dirigiam para Etxarri-Aranatz, onde o Município tinha convocado um acto para reclamar a amnistia, a reintegração foral e a oficialização do euskara. No domingo, 35 anos volvidos, eleitos de então e de hoje voltaram a salientar a vigência daquelas demandas.