sábado, 14 de janeiro de 2012

A Egin Dezagun Bidea vai reflectir sobre a sua dinâmica de trabalho e aprofundar o diálogo com outros agentes

Representantes da Egin Dezagun Bidea, acompanhados por outras pessoas que apoiam a iniciativa, deram ontem uma conferência de imprensa em Donostia para dar a conhecer as suas linhas de trabalho para as próximas semanas, na sequência da histórica manifestação de sábado em Bilbo.

Manu Ugartemendia e Amaia Esnal, em nome de todos, anunciaram que a Egin Dezagun Bidea vai promover um debate no seio das estruturas «herri bilguneak» [comités populares] de cada localidade para definir a dinâmica de trabalho sobre a defesa dos direitos dos prisioneiros políticos bascos, depois de constatar que, em pouco tempo, essa demanda alastrou a cada vez mais gente. Disseram ainda que vão aprofundar o diálogo com outros agentes, de modo a «dar uma forma eficiente» aos compromissos assumidos e construir «novos acordos». / VER: Gara

Ver também: «A Esquerda Abertzale de Araba faz um apelo à participação na manifestação convocada pela iniciativa Ekaitz Etxean! em defesa dos direitos civis e políticos» (ezkerabertzalea.info)


«Antsoain: a Egin Dezagun Bidea recolhe assinaturas e leva à sessão de Câmara a exigência de respeito pelos direitos dos presos e presas» (ateakireki.com)
Após a manifestação que se realizou na localidade navarra, no passado dia 31 de Dezembro, a Egin Dezagun Bidea prossegue em Antsoain com a campanha a favor do respeito pelos direitos dos presos e das presas. Agora, está recolher assinaturas pelo fim da dispersão e das políticas de excepção que são aplicadas ao EPPK, para, no dia 25 deste mês, apresentar essas exigências em sessão de Câmara. E convida desde já todos os cidadãos a estar presentes. Antes disso, pretende trocar opiniões sobre a moção com todos os grupos políticos com representação municipal.

«As presas e os presos bascos em luta pelos seus direitos» (etxerat.info)

«Morenoren eta Garmendiaren egoera salatu dute Frantziako kontsuletxean» (Bilbo Branka)