quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Convocam uma manifestação contra as grandes infra-estruturas de Gipuzkoa

Diversos colectivos convocaram uma manifestação em Donostia para exigir a paralisação das obras das grandes infra-estruturas em Gipuzkoa, como o TGV, o porto exterior de Pasaia, a incineradora, a nova prisão e a plataforma logística de Gaintxurizketa, entre outras. A manifestação, que se realiza no dia 4 de Fevereiro, será o ponto final de uma série de actividades que se iniciaram na sexta-feira passada em várias localidades do território e que incluem mesas-redondas, debates, concentrações, projecções e conferências, entre outras iniciativas.

Isto mesmo foi anunciado numa conferência de imprensa em Donostia por Amagoia Escudero e Kepa Olaiz, porta-vozes das plataformas que organizaram conjuntamente estes actos: AHT Gelditu! Elkarlana, a Coordinadora de Plataformas Contra la Incineración, o Grupo Contra el Superpuerto de Pasaia e o sindicato EHNE.

Entre os convocantes, encontram-se ainda a Asamblea Contra el TAV, o Mutriku Natur Taldea, a plataforma Gipuzkoa Zero Zabor e o PDPren Aurkako Oiartzungo Taldea. / VER: Gara

Leitura relacionada:
«Dinámica de movilizaciones en Gipuzkoa para frenar las grandes infraestructuras», de Borroka Garaia (BorrokaGaraiaDa)
Hagamos de esta próxima marcha un punto de inflexión en la lucha de Gipuzkoa y Euskal Herria contra el ansia depredadora del capitalismo. Un incremento en la movilización social y la presión necesaria para impedir que hipotequen nuestras vidas y nuestra Ama lurra.

Carimbagem de notas contra o TGV
A plataforma Mugitu colocou, no sábado passado, mesas nos bairros iruindarras da Txantrea, Errotxapea e Alde Zaharra, e nas regiões e localidades navarras de Sakana, Falces, Lizarra, Agoitz... com o objectivo de carimbar notas contra o TGV. E carimbou centenas delas, com a inscrição «AHT-TAV STOP! 4790 euros persona» (custo do TGV por pessoa). Na Txantrea, a Polícia Municipal identificou duas pessoas e em Falces a Polícia Foral fez o mesmo a outras duas. / Fonte: ateakireki.com
Fotos: ZigilatzeEguna / Mais info: mugitu.com