quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A DNE assume a presidência da CM de Garinoain apesar do repúdio dos habitantes

Javier Echarri, da Derecha Navarra y Española, tomou posse como autarca de Garinoain, apesar da oposição da imensa maioria dos habitantes do município.

A força ultracatólica DNE designou Javier Echarri como autarca de Garinoain (Nafarroa), apesar de esta força ter sido rejeitada por 94,4% dos habitantes da localidade.

Depois de tomar posse, Echarri afirmou que a DNE não é um partido de «extrema- direita» mas «de direita, conservador e cristão», e isso «é dizer as coisas como são», mas «condenaram-nos de uma forma amoral e bastante cínica», queixou-se.
Defendeu que estão «perfeitamente avalados» para tomar conta dos destinos do Município de Garinoain, afirmou que querem «colaborar com toda a gente» e que a sua intenção é que «pouco a pouco vão entrando na vereação habitantes da localidade».

De luto
Os habitantes do município navarro voltaram a responder a esta segunda visita da DNE concentrando-se na praça vestidos de luto e atrás de uma faixa com o lema «No nos representáis». Afixaram ainda outras faixas em que se lia «Qué parte del 'no' no entendéis» ou «Bienvenidos al circo de Ciprés y sus payasos», em alusão a Nieves Ciprés, presidente da força de extrema-direita.

Quando os membros da nova vereação abandonaram o edifício da Câmara, viraram-lhes as costas.

No edifício ainda se vê um enorme crepe negro que ali foi colocado simbolicamente para anunciar o óbito de Garinoain.

O anterior autarca, Xabier Barrena, mostrou-se «indignado» depois de sair da sessão, a que assistiu da zona do público, e denunciou as «falsidades, mentiras e insídias» cometidas pelos membros da DNE.
Salientou que a DNE não tem legitimidade para estar à frente da Câmara Municipal com «18 tristes votos», considerou que o acto de ontem também não foi legal, porque alguns dos seus candidatos já se tinham candidatado às eleições de Maio noutros municípios, entre os quais Madrid, e disse que dois dos vereadores que tomaram posse pertencem à Alternativa Española, uma força «com conotações absolutamente fascistas».

Contagem decrescente
Num imóvel localizado em frente à Câmara Municipal, está agora um painel electrónico que mostra os dias que faltam até às próximas eleições municipais. / Notícia completa: Gara

Fotos: Garinoaingo udalbatzarra (Berria)