quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Nas ruas de Altsasu, aparecem cartazes a anunciar o regresso do «discurso do rei»

Na segunda-feira, dia 2 de Janeiro, pôde-se ver nas ruas de Altsasu cartazes em que se anunciava o regresso do «discurso do rei». Esta paródia, posta em prática por numerosos grupos de jovens da localidade navarra para denunciar «a presença e a repressão asfixiantes a que terra é submetida pelos corpos policiais...» teve um eco mediático de dimensões incríveis, a nível do Estado espanhol, e também a nível internacional.

As últimas notícias ligadas à paródia são as intimações da Audiência Nacional para que dois habitantes de Altsasu, Ramón Lopez Cid e Garazi Urrestarazu - a autarca -, prestem declarações no dia 25 de Janeiro.

Relativamente ao cartaz anteriormente mencionado, convocam-se os cidadãos para dia 14 do corrente, sem se precisar nada mais. No hitzondo.net, dizem que apenas sabem aquilo que se vê na imagem, que vão estar atentos à informação que possa surgir nos próximos dias, e que a irão divulgar.

Também dizem que a notícia do «regresso» correu como pólvora pelas ruas, pelos estabelecimentos comerciais e bares de Altsasu... [É o que faz falta!] / Fonte: hitzondo.net