quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Conferência em Baiona sobre o processo irlandês e a participação dos presos

Organizada pela Askatasuna, na próxima sexta-feira, 6 de Janeiro, a partir das 20h00, terá lugar no recinto universitário IUT, em Baiona, uma conferência sobre o processo do Norte da Irlanda e a participação dos presos políticos no mesmo.

O organismo anti-repressivo convidou Pat Sheehan, deputado do Sinn Fein, o jornalista Sorj Chalandon e Julie Duchatel, que traduziu para francês a biografia de Bobby Sands escrita por Denis O'Hearn.

O testemunho de Pat Sheehan será de grande interesse, na medida em que, ao tratar-se de um ex-preso do IRA, conhece na primeira pessoa as vicissitudes da prisão onde passou 24 anos - foi libertado em 1998, após os acordos de Sexta-Feira Santa. Entre outros episódios, com 23 anos participou na greve de fome que os presos políticos do Exército Republicano Irlandês empreenderam em 1981 no bloco «H» da prisão de Long Kesh e que se saldou com a morte de dez militantes.

Desde a sua libertação, envolveu-se bastante nas problemáticas das vítimas da repressão prisional, em projectos de apoio aos ex-presos e participa no Conselho da reconciliação e da memória. O ex-preso, de 53 anos, é membro da Assembleia legislativa desde 7 de Dezembro de 2010, data em que substituiu Gerry Adams, eleito de Belfast Oeste. Nas eleições de Maio de 2011 voltou a ganhar assento parlamentar.

Repórter e romancista
Por seu lado, Sorj Chalandon é um jornalista veterano, que trabalhou no periódico Libération até 2007 e que escreve actualmente no Canard Enchaîné.
Chalandon é também autor de inúmeras reportagens sobre o processo do Norte da Irlanda, de que é grande conhecedor, e também de vários romances ambientados na mesma temática. Em concreto, o último que publicou, em Outubro passado (Retour à Killybegs), foi galardoado com o grande prémio da Academia francesa. / A.M. / Fonte: Gara e askapena.org