sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Já começou o «tuitazo internacionalista»

A Fundação de Solidariedade Internacionalista «Pakito Arriaran» fez um apelo a todas as organizações revolucionárias, movimentos sociais e populares, meios alternativos e pessoas solidárias para que se juntem a este «Tuitazo Internacionalista» nos dias 5, 6 e 7 de Janeiro, para agitar consciências e ultrapassar fronteiras, exigindo a liberdade de todos os presos políticos bascos. Com esse fim, criaram o hashtag: #libertadpresosvascos.

O seu principal objectivo é «inundar esse hashtag com tweets solidários». Para tal, e apesar de o hashtag já estar activo desde o dia 1, os «tuitazos ou gritos» vão ocorrer nos seguintes horários:
Quinta-feira, 5 de Janeiro: 04:00 PM Venezuela - 09:30 PM Euskal Herria
Sexta-feira, 6 de Janeiro: 04:00PM Venezuela - 09:30 PM Euskal Herria (20:30 Portugal)
Sábado, 7 de Janeiro: 08:30 AM Venezuela - 02:00 PM Euskal Herria (13:00 Portugal)
Fonte: ateakireki.com

Uma pintada reclama a amnistia à entrada da prisão de Puerto de Santa Maria
Ontem de manhã, um grupo de solidários com os presos políticos bascos, vestidos como duendes, pintou um mural em que reclamou a amnistia à entrada da prisão de Puerto de Santa Maria, e lançaram panfletos ao ar anunciando a manifestação que vai ter lugar em Bilbo no sábado. / Fonte: ateakireki.com / Mais info: Berria e Gara

Fotos: Amnistiaren aldeko pintaketa (Berria)

Marlaska processa cinco pessoas por publicarem um anúncio no programa de festas de Erandio
O juiz da Audiência Nacional Fernando Grande-Marlaska intimou cinco habitantes de Erandio (Bizkaia) a deporem na próxima segunda-feira como arguidos pela inclusão de uma foto da presa política Erika Bilbao num anúncio publicado no programa de festas da localidade.

Os intimados são os quatro membros da direcção da associação cultural Hegoalde e o presidente da comissão de festas de Erandio, segundo informaram ambas as agremiações num comunicado.
O anúncio publicitário pelo qual estas pessoas foram processadas tem em cima o nome da associação cultural Hegoalde, e nele pode-se ler a frase «Erika te queremos». Uma expressão alegadamente criminosa na opinião do tribunal especial.
As duas associações implicadas consideram «vergonhoso» que cinco dos seus membros tenham sido intimados a depor por esta «insignificância». Assim, no seu comunicado salientam que esta processo constitui um ataque à liberdade de expressão e de pensamento. Como resposta à actuação judicial, os afectados vão dar este domingo uma conferência de imprensa na Praça do Metro de Erandio-Altzaga. / Fonte: Gara / Mais info: etengabe